O mercado brasileiro de veículos, que inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, já soma 2.963.055 unidades vendidas de janeiro a outubro. O nível é recorde para esse período, superando em 5,64% o volume atingido nos 10 primeiros meses do ano passado. Os dados foram divulgados dia 3 de novembro pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De acordo com o G1, somente em outubro, 280.608 unidades saíram dos estoques das concessionárias. Esse volume, no entanto, foi 9,97% menor em relação às 311.672 unidades vendidas em setembro e representa uma queda de 7,44% sobre outubro de 2010.
A discrepante queda na comparação com o desempenho dos outros meses não é justificada pelo desaquecimento da demanda, de acordo com a Fenabrave. A entidade ressalta que o motivo da retração é a queda das vendas dos modelos importados forçada pelo aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Assim, em outubro, foram emplacadas 70.666 unidades de veículos importados, contra 78.675 em setembro. A queda é de 10,18%. Além disso, outubro contou com o feriado do funcionário público, no dia 28, que pega em cheio os picos de vendas de fim de mês. De acordo com o presidente da Fenabrave, Sergio Reze, mesmo com a questão dos importados, se não fosse o feriado e um dia útil a menos, o mercado teria o mesmo volume de setembro. "As vendas vieram com crescimento estável na primeira quinzena de outubro. Foi depois disso que o curso se inverteu. Com o feriado do funcionário público, facultativo, a maioria dos Detrans não funcionou", destaca Reze.
Automóveis e comerciais leves
As vendas somente de automóveis e comerciais leves somaram 263.819 unidades em outubro, uma queda de 10,15% sobre as 293.607 unidades em setembro. No acumulado do ano, foram emplacados no segmento 2.791.170 carros, o que significa volume recorde, com alta de 5,08% na comparação com o mesmo período de 2010, que havia fechado com 2.656.351 unidades.
Motocicletas
Calculado à parte, o segmento de motocicletas ainda não conseguiu bater o ano recorde de 2008, no entanto, mostra recuperação contínua, embora o desempenho em outubro não tenha sido forte. Segundo a Fenabrave, foram emplacadas 146.124 motos em outubro, queda de 16,27% sobre as 174.508 unidades registradas em setembro.
Em relação a outubro de 2010, a queda é menor, de 2,52%, já que na época foram emplacadas 149.902 motos. Por outro lado, o acumulado de janeiro a outubro aponta alta de 9,15%, com 1.580.381 unidades, sendo que no mesmo período do ano passado foram vendidas 2.804.894.
Fonte: portal G1, 3 de novembro de 2011

Sucata no caminho (02/11/2011)

Lataria enferrujada e desconjuntada, luzes de freio ou direção queimadas, pneus carecas e fumaça indicando um motor em estado avançado de deterioração. Em pleno século XXI, carros com as característic (...)

De cara nova (03/11/2011)