Parking News

A cem metros de distância, o barulho já incomoda. De perto, o som de uma britadeira atrapalha a conversa, a leitura, o trabalho e, claro, tira o sono. No dia 26 de outubro, uma quarta-feira, até quem passava de carro com os vidros fechados pelo Largo de Santa Ifigênia, no centro da capital paulista, sofria para falar ao telefone. Eram 22h e mais uma obra começava nas ruas de São Paulo. Na média, são 11 novas intervenções por dia, aponta reportagem de O Estado. Só nos nove primeiros meses deste ano, a Prefeitura já autorizou mais de 3 mil obras. A lista soma serviços de ampliação ou modernização das redes de água, esgoto, gás, luz e telefonia e é reflexo, segundo as concessionárias, do aquecimento da economia e do avanço do mercado imobiliário. Se o ritmo for mantido, outras mil intervenções serão realizadas até dezembro, superando em 20% o total de 2009.
O Departamento de Controle de Uso de Vias Públicas (Convias) é o órgão municipal responsável pela emissão dos alvarás dos serviços com data marcada - os reparos emergenciais não precisam de licença e, por isso, não entram na conta. Mas é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) quem determina o horário e enfrenta o dilema de atrapalhar o trânsito ou perturbar o sono dos moradores.
Calmantes
À noite, mesmo quando não usam maquinários barulhentos, operários carregam equipamentos, transportam material em caminhões pesados e, não raramente, gritam, perturbando o sono dos vizinhos. "A gente sabe que as obras são importantes porque levam esses serviços todos às casas das pessoas, mas incomodam", diz Luzia Honória da Silva, moradora da Barra Funda, na zona oeste. Nas duas semanas em que funcionários da Comgás executaram serviços de manutenção em sua calçada, a aposentada abusou dos calmantes para poder dormir.
Na busca por uma noite tranquila, moradores ainda lutam contra o barulho de caminhões pesados - que sofrem restrições para rodar durante o dia e são responsáveis por outro serviço que tira o sono: a retirada de caçambas das ruas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 6 de novembro de 2011

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Sucata no caminho (02/11/2011)

Lataria enferrujada e desconjuntada, luzes de freio ou direção queimadas, pneus carecas e fumaça indicando um motor em estado avançado de deterioração. Em pleno século XXI, carros com as característic (...)

De cara nova (03/11/2011)

O bairro da Bela Vista está em fase de profunda transformação. Construções antigas e populares dão lugar a empreendimentos imobiliários verticais, imóveis valorizados e mais serviços. De olho nesse bo (...)

rigir bêbado é crime, confirma STF (03/11/2011)

Em meio à discussão sobre lei seca e bafômetro, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão que passou quase despercebida, mas deve balizar novas sentenças e até garantir no futuro a punição de (...)

Moema ganha ciclofaixa permanente (04/11/2011)

São Paulo ganhou dia 5 de novembro sua primeira ciclofaixa permanente. Cerca de 1 metro de largura será reservado para o tráfego de bicicletas nas laterais de quatro ruas em Moema, bairro nobre da zon (...)

Há vagas 1 (05/11/2011)

O Nova América inaugura deck parking (estacionamento vertical) ainda este mês. Investiu R$ 60 milhões no projeto, que adicionou mil vagas cobertas ao shopping. Mês que vem, a Riachuelo inaugura loja d (...)


Seja um associado Sindepark