Um projeto do deputado Geraldo Resende, em tramitação na Câmara, quer tornar obrigatória a instalação de "caixas-pretas" nos carros novos a partir de 2014. Segundo o texto, o dispositivo de registro de dados e voz deverá permitir uma análise detalhada do que aconteceu com o veículo no momento de um acidente. "A sociedade está exigindo que esse dispositivo também seja instalado nos automóveis, uma vez que em poucos países do mundo morrem tantas pessoas no trânsito", afirma o autor. "O trânsito se tornou uma verdadeira guerra no País", acrescenta. As informações são do UDG Now!
Ele argumenta que, quando ocorre um acidente, muitas vezes é difícil descrever o que aconteceu ou mesmo provar para a seguradora o que causou a colisão, apesar de já existir tecnologia barata para resolver esse problema. Com o dispositivo, observa, as autoridades de trânsito poderão saber o que ocorreu com o veículo momentos antes.
De acordo com o projeto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) baixará as normas de sigilo, padronização, especificação, localização, gravação, degravação, resistência, instalação, culpabilidade do fabricante em casos de defeitos causadores de sinistro grave e demais características do dispositivo previstos na proposta, de forma a torná-lo padrão e obrigatório.
Resende afirma ainda que o dispositivo é simples e eficaz e diz acreditar que não representará mais do que 600 reais de acréscimo ao valor dos automóveis.
Fonte: IDG Now!, 4 de novembro de 2011

Sucata no caminho (02/11/2011)

Lataria enferrujada e desconjuntada, luzes de freio ou direção queimadas, pneus carecas e fumaça indicando um motor em estado avançado de deterioração. Em pleno século XXI, carros com as característic (...)

De cara nova (03/11/2011)