Parking News

A relação entre o etanol e a gasolina desacelerou em outubro ante setembro na cidade de São Paulo, mas ainda assim permaneceu acima de 70%, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgados dia 3 de novembro. De acordo com a instituição, a relação entre o preço do combustível e o da gasolina arrefeceu para 70,23% em outubro, ante 70,83% no mês anterior. Em outubro de 2010, a relação estava bem mais baixa, em 63,31%, destaca a Agência Estado.
Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores a gasolina.
De acordo com a Fipe, na pesquisa que levou em conta o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o preço médio do etanol apresentou variação negativa de 1,33% no fechamento de outubro. A gasolina recuou menos, 0,46%. Ambos colaboraram para a deflação de 0,12% do grupo Transportes em outubro. Este comportamento do etanol é atípico para o período, segundo o coordenador-adjunto do IPC, Rafael Costa Lima. "O etanol geralmente sobe nesta época por causa da entressafra da cana", disse ele.
Segundo o economista, o recuo dos preços pode ter sido provocado por uma queda na demanda.
E no que se refere à relação entre etanol e gasolina o quadro não deve mudar tão cedo. "Deve permanecer perto de 70% até o começo da próxima safra", previu Costa Lima, considerando ser difícil novas alterações na demanda pelo combustível.
No levantamento semanal da Fipe, a relação entre etanol e gasolina desacelerou mais fortemente, passando de 71,10% na terceira semana para 69,50% na quarta semana do mês passado. Costa Lima destaca, no entanto, que a marca continua muito perto de 70%. "Neste nível, é o detalhe que faz a diferença", afirmou.
Fonte: Agência Estado, 3 de novembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Sucata no caminho (02/11/2011)

Lataria enferrujada e desconjuntada, luzes de freio ou direção queimadas, pneus carecas e fumaça indicando um motor em estado avançado de deterioração. Em pleno século XXI, carros com as característic (...)

De cara nova (03/11/2011)

O bairro da Bela Vista está em fase de profunda transformação. Construções antigas e populares dão lugar a empreendimentos imobiliários verticais, imóveis valorizados e mais serviços. De olho nesse bo (...)

rigir bêbado é crime, confirma STF (03/11/2011)

Em meio à discussão sobre lei seca e bafômetro, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão que passou quase despercebida, mas deve balizar novas sentenças e até garantir no futuro a punição de (...)

Moema ganha ciclofaixa permanente (04/11/2011)

São Paulo ganhou dia 5 de novembro sua primeira ciclofaixa permanente. Cerca de 1 metro de largura será reservado para o tráfego de bicicletas nas laterais de quatro ruas em Moema, bairro nobre da zon (...)

Há vagas 1 (05/11/2011)

O Nova América inaugura deck parking (estacionamento vertical) ainda este mês. Investiu R$ 60 milhões no projeto, que adicionou mil vagas cobertas ao shopping. Mês que vem, a Riachuelo inaugura loja d (...)


Seja um associado Sindepark