Parking News

Os donos de carros usados pagarão menos IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para licenciar seus veículos no próximo ano. A redução nominal no valor do imposto será de até 10% para a maioria dos veículos de passeio - em termos reais, ou seja, descontada a inflação, a queda será maior. Entretanto, ela não deve ser motivo de comemoração pelos contribuintes, alerta a Folha. É que, como o tributo é cobrado sobre o valor dos veículos no mercado, o patrimônio das pessoas está valendo menos. Em termos financeiros, seria mais vantajoso pagar mais sobre um bem que também valesse mais.
Segundo pesquisa de preços no mercado de veículos usados feita pela agência AutoInforme/Molicar, todos os veículos fabricados de 2006 em diante terão queda no valor do imposto.
As quedas são maiores quanto mais novos forem os carros. Assim, os veículos fabricados em 2010 terão quedas nominais entre 5% e 10%.
A pesquisa AutoInforme/Molicar não abrange os veículos novos vendidos neste ano. Nesse caso, a desvalorização tende a ser mais acentuada, uma vez que é comum os veículos terem maior perda de valor exatamente no primeiro ano de uso.
A partir do segundo ano de uso os veículos continuam sendo depreciados, mas em percentual menor. Para os fabricados em 2006 a pesquisa constatou quedas entre 0,6% e 5,6% - a exceção foram os da marca Citroën, que caíram 9,8%, em média.
Tabela paulista
Nos próximos dias a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo divulgará a tabela com os valores do imposto a ser pago em 2012. A pesquisa de preços para a Fazenda é feita pela Fipe.
Para o imposto a ser pago em 2012, a Fipe coletou os preços dos carros em setembro - são pesquisadas publicações especializadas, como o caderno Veículos, da Folha, listas de concessionárias, lojas de usados etc.
Neste ano, a queda apurada pela Fazenda paulista foi de 7,2%, em média - para os veículos de passeio, 7%. Em 2010, a queda média foi de 12,2%.
O pagamento do imposto deve começar na segunda semana de janeiro. Quem pagar o tributo à vista terá desconto de 3%, índice que vem sendo aplicado pela Fazenda nos últimos anos.
Fonte: Folha de S. Paulo, 7 de novembro de 2011

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Sucata no caminho (02/11/2011)

Lataria enferrujada e desconjuntada, luzes de freio ou direção queimadas, pneus carecas e fumaça indicando um motor em estado avançado de deterioração. Em pleno século XXI, carros com as característic (...)

De cara nova (03/11/2011)

O bairro da Bela Vista está em fase de profunda transformação. Construções antigas e populares dão lugar a empreendimentos imobiliários verticais, imóveis valorizados e mais serviços. De olho nesse bo (...)

rigir bêbado é crime, confirma STF (03/11/2011)

Em meio à discussão sobre lei seca e bafômetro, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão que passou quase despercebida, mas deve balizar novas sentenças e até garantir no futuro a punição de (...)

Moema ganha ciclofaixa permanente (04/11/2011)

São Paulo ganhou dia 5 de novembro sua primeira ciclofaixa permanente. Cerca de 1 metro de largura será reservado para o tráfego de bicicletas nas laterais de quatro ruas em Moema, bairro nobre da zon (...)

Há vagas 1 (05/11/2011)

O Nova América inaugura deck parking (estacionamento vertical) ainda este mês. Investiu R$ 60 milhões no projeto, que adicionou mil vagas cobertas ao shopping. Mês que vem, a Riachuelo inaugura loja d (...)


Seja um associado Sindepark