São Paulo ganhou dia 5 de novembro sua primeira ciclofaixa permanente. Cerca de 1 metro de largura será reservado para o tráfego de bicicletas nas laterais de quatro ruas em Moema, bairro nobre da zona sul paulistana. No total, serão 3,3 km de ciclofaixa que passarão pelas Avenidas Rouxinol, Aratãs e Pavão e pela Rua Araguari. O espaço funcionará de maneira diferente do que acontece hoje na Ciclofaixa de Lazer - circuito de 45 km que liga diversos parques das zonas sul e oeste da capital e que só funciona aos domingos. A ciclofaixa de Moema será orientada para o transporte, e funcionará 24h, durante toda a semana. Não haverá cones para separar carros e bicicletas - isso será feito apenas pela pintura de solo e sonorizadores instalados nos bordos, destaca O Estado. As bicicletas terão de obedecer ao mesmo sentido dos veículos.
A proposta, porém, é polêmica. Quando o plano foi divulgado pela primeira vez, há cerca de um ano, alguns moradores e comerciantes se revoltaram contra o projeto. Eles pediam de volta cerca de 2,5 mil vagas de estacionamento que foram retiradas do bairro, alegando que o comércio da região estava sendo afetado. A Prefeitura, porém, diz que vai instalar a ciclofaixa baseando-se "em experiências bem-sucedidas de outros países".
Além da ciclofaixa, outros 6,5 km de ruas serão transformados em "ciclorrotas", um trajeto preferencial para bicicletas, em que o tráfego é compartilhado com os carros. O modelo já funciona no Brooklin, zona sul, e no Butantã, zona oeste, e agora será estendido a seis vias de Moema. Nelas, a velocidade máxima vai cair para 30 km/h e serão instaladas placas e pinturas de solo com advertência para motoristas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 4 de novembro de 2011

Sucata no caminho (02/11/2011)

Lataria enferrujada e desconjuntada, luzes de freio ou direção queimadas, pneus carecas e fumaça indicando um motor em estado avançado de deterioração. Em pleno século XXI, carros com as característic (...)

De cara nova (03/11/2011)