A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou ontem, dia 7, na cidade a redução de velocidade em 13 vias, com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito. Desde abril, 95 locais tiveram os limites alterados. Até o final do ano, outras seis vias serão modificadas. O programa começou em 2010 e, nesses dois anos, já reduziu a velocidade em 212 ruas e avenidas da capital. As estatísticas gerais da cidade mostram que a iniciativa não vem dando resultado, informou o Diário de São Paulo. A diminuição da velocidade não reduziu os acidentes e ainda provocou o aumento do número de multas aplicadas. Entre janeiro e agosto, as multas por velocidade excessiva atingiram 2,3 milhões, 17040 a mais do que em 2010 inteiro. A Prefeitura estima que, no final de 2011, as infrações serão 76% maiores do que no ano passado. Os radares também aumentaram no período. Foram de 508 para 576 equipamentos. Os acidentes que geraram mortos e feridos não recuaram de maneira satisfatória. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, houve 387 mortos entre abril e setembro deste ano, contra 390 em 2010. A quantidade de feridos aumentou. Saltou de 13.366 em 2010 para 13.444 neste ano.
Insatisfação
Para motoristas entrevistados pelo Diário, faltam mais ações educativas. Consultores em transportes afirmaram que a CET deveria fazer mais fiscalização à noite e nos finais de semana. "Nesses períodos há poucos agentes na rua. É um convite às infrações", afirmou Horácio Figueira. A opinião é compartilhada pelo colega Flamínio Fischmann. "Só radar não basta para reduzir acidentes. É preciso fazer um plano de ação integrado", afirmou.
CET alega que houve redução nas vias afetadas pela ação
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) alega que houve redução de acidentes e atropelamentos nas principais vias onde a redução de velocidade foi implantada. No corredor das avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, por exemplo, onde a velocidade foi de 80 km/h para 70 km/h, foram registrados 1.683 acidentes entre fevereiro de 2010 e maio de 2011, 26% a menos que no período anterior.
No Corredor Leste Oeste, segundo a companhia, a diminuição de atropelamentos e acidentes foi de 20% entre abril e junho deste ano em relação a 2010. Outro exemplo de ação que teve sucesso, segundo a CET, foi no Eixo Norte, englobando 9,2 km entre a Avenida Luiz Dumont Vilares e o Túnel Anhangabaú. A redução de casos foi de 15%.
Em outro corredor, formado pelas avenidas Cruzeiro do Sul, do Estado, Dom Pedro 1°, Nazaré e Doutor Ricardo Jafet, os casos de violência recuaram 19%. A CET argumenta que a redução de velocidade é feita quando se deseja melhorar as condições de segurança. Afirma que a menor velocidade do veículo pode abrandar as consequências do acidente ou até mesmo evitá-lo.
Fonte: Diário de São Paulo (SP), 8 de novembro de 2011

Sucata no caminho (02/11/2011)

Lataria enferrujada e desconjuntada, luzes de freio ou direção queimadas, pneus carecas e fumaça indicando um motor em estado avançado de deterioração. Em pleno século XXI, carros com as característic (...)

De cara nova (03/11/2011)