Quando o carro é chamado por um recall da montadora? Quem garante que o proprietário compareceu? Agora vai ser possível ter todas essas respostas. Como o motorista pode checar essa informação? É como funciona hoje com as multas: quando alguém compra um carro e consulta a situação dele aparecem as multas. Com o recall, desde o dia 17 de março, passou a ser assim também. Mas essa observação de um recall pendente, que não foi realizado, não vai impedir a compra e venda de um automóvel, mas pode provocar a desvalorização dele.
Pode parecer bobagem, coisa pequena, mas qualquer falha mecânica... "Às vezes, por causa de um parafuso o carro pode perder um freio ou algum problema na direção e travar a direção", alerta o administrador de empresas Jorge Babiski.
Quando a fábrica percebe um defeito no carro, qualquer peça do motor ou uma alavanca de regular o banco, ela é obrigada a chamar o consumidor e consertar o defeito. O problema é que muita gente não vai. De cada dez consumidores, quatro não aparecem.
Mas agora, quando a montadora chamar e o dono do carro não comparecer no prazo de um ano, o próximo documento do veículo já vai sair do Detran com a informação que o conserto não foi feito.
Também será possível consultar no site do Denatran se o carro tem recall pendente, do mesmo jeito que se faz para descobrir se o veículo tem alguma multa. Aí o comprador de um carro pode pensar duas vezes antes de fechar negócio com o dono que deixou o recall para lá. "O veículo dessa pessoa pode vir a desvalorizar e ter dificuldades na hora de revender o veículo", diz o vendedor Silvestre Araújo.
Quem decidir comprar assim mesmo pode procurar o fabricante e fazer o conserto de graça. Por lei, não há prazo limite.
Tomara que, com essa decisão, aumente a adesão dos motoristas ao recall, mesmo que a peça com defeito pareça insignificante.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 16 de março de 2011

Metrô quer inaugurar mais 4 shoppings (19/03/2011)

O Metrô bate recorde de passageiros ano a ano. Mas se engana quem pensa que seu negócio é só venda de bilhetes. Os quatro shoppings localizados em estações - Itaquera, Santa Cruz, Boulevard Tatuapé e (...)

Sem vagas, Cumbica barra motos (21/03/2011)