O movimento nas rodovias pedagiadas caiu 1,3% em fevereiro na comparação com janeiro, em dados dessazonalizados, segundo informou a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada. O fluxo de veículos leves caiu 2,7% no período, o que puxou para baixo o resultado geral do Índice. "O desempenho dos veículos leves foi influenciado pelo Paraná e Rio Grande do Sul, estados em que as fortes chuvas afetaram o turismo em fevereiro", afirmou em nota Juan Jensen, economista da Tendências. As informações são do jornal Valor Online.
Para ele, é importante destacar que esta é uma queda pontual e não retrata o estado da economia, mas um fenômeno meteorológico. "Os leves terão um bom desempenho nos próximos meses. O crescimento será menor que o observado em 2010, pois a renda real irá desacelerar devido ao movimento de alta da inflação e redução de gastos do governo, que impactam o poder de compra do consumidor, refletindo no movimento dos veículos leves", diz Jensen.
Já o volume de veículos pesados avançou 0,7% na mesma base de comparação. "A alta dos pesados tende a se sustentar, alinhada com o que se espera da indústria para este ano", comenta Juan Jensen.
Em relação a fevereiro de 2010, o índice total apresentou expansão de 7,4%. O fluxo de veículos pesados cresceu 12,7% e o de leves apresentou alta de 5,8%.
Nos últimos doze meses, o fluxo total teve expansão de 8,4%. Considerando essa mesma base de comparação, o movimento de leves cresceu 7,4% e o de pesados, 11,6%.
Fonte: Valor Online, 18 de março de 2011

Metrô quer inaugurar mais 4 shoppings (19/03/2011)

O Metrô bate recorde de passageiros ano a ano. Mas se engana quem pensa que seu negócio é só venda de bilhetes. Os quatro shoppings localizados em estações - Itaquera, Santa Cruz, Boulevard Tatuapé e (...)

Sem vagas, Cumbica barra motos (21/03/2011)