O Brasil, que pela primeira vez ocupou o posto de quarto maior mercado mundial de automóveis, em 2010, não conseguiu sustentar a posição. No primeiro bimestre, o País voltou ao quinto lugar, atrás da Índia. Na visão de analistas, porém, é provável que o posto seja recuperado a partir deste mês, quando forem contabilizadas as vendas do primeiro trimestre. Nos dois primeiros meses, foram vendidos no Brasil 519 mil veículos, 19,5% a mais que em igual período do ano passado. Já a Índia vendeu 594 mil unidades, com alta de 20,4% na comparação com igual período de 2009. As informações foram divulgadas pelo jornal Estado de S. Paulo.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no ano passado a Índia também estava em quarto lugar no ranking no primeiro bimestre, mas a partir de março foi ultrapassada pelo Brasil e depois pela Alemanha, fechando o ano na sexta posição.
Em janeiro, o Brasil já estava atrás da Índia. Na soma do bimestre, a China segue como líder, com vendas de 3,1 milhões de veículos, 9,7% a mais do que no mesmo período de 2010.
"O ano de 2011 começou com o bloco Bric confirmando sua força e o crescimento sustentável", afirma Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da consultoria Jato Dynamics do Brasil.
Os Estados Unidos também seguem em segundo lugar, com vendas de 1,8 milhão de veículos leves (22,5% a mais que no ano passado) e o Japão manteve-se na terceira colocação, com 707 mil unidades, queda de 14,3% ante os resultados dos dois primeiros meses de 2010.
A Anfavea prevê vendas totais de quase 3,7 milhões de veículos até o fim do ano no mercado brasileiro, o que representará crescimento de 5% em relação ao ano passado e um novo recorde para a indústria brasileira.
Pelos dados da Jato, que se restringem ao mês de janeiro, a Volkswagen foi a líder de vendas mundiais naquele mês, com o maior índice de aumento entre as dez maiores marcas, de 29,8% na comparação com igual mês de 2010.
A marca alemã vendeu 417,5 mil veículos, ante 394,3 mil da Toyota.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 16 de março de 2011

Metrô quer inaugurar mais 4 shoppings (19/03/2011)

O Metrô bate recorde de passageiros ano a ano. Mas se engana quem pensa que seu negócio é só venda de bilhetes. Os quatro shoppings localizados em estações - Itaquera, Santa Cruz, Boulevard Tatuapé e (...)

Sem vagas, Cumbica barra motos (21/03/2011)