Os veículos de carga que transitam nas principais rodovias brasileiras têm a média de quase nove anos de idade (8,9 anos), segundo dados da primeira fase da Pesquisa Nacional de Tráfego. O levantamento, divulgado dia 21 de setembro pelo Ministério dos Transportes, indicou que a média de idade dos ônibus é de 8,4 anos, enquanto a dos veículos de passeio e das motos é de 5,6 anos e 4,4 anos, respectivamente. As informações foram divulgadas pelo Valor Online.
A primeira fase da pesquisa, realizada na semana dos dias 23 a 30 de maio, contou com 22 postos de contagem, onde foi registrada a passagem de mais de 1,6 milhão de veículos e feitas entrevistas com 125 mil condutores. O trabalho de campo foi realizado por equipes do Exército.
Do total de viagens registradas, 53,3% (865 mil) eram de veículos de passeio, 38,4% (623 mil) de veículos de carga, incluindo caminhões leves e pesados com e sem carrocerias, 5,5% (89 mil) de motos e 2,8% (45 mil) de ônibus. A primeira fase da pesquisa abrangeu 16 rodovias federais, em 11 estados.
O ministério informou que a segunda etapa da pesquisa será realizada entre a meia noite desta sexta-feira (23) e a meia noite do dia 30 de setembro. Esta fase do levantamento contará 120 postos de contagem instalados em trechos das rodovias federais, abrangendo as cinco regiões do País e 24 estados. O trabalho envolverá cinco mil militares que farão a contagem e classificação durante as 24 horas dos sete dias.
Fonte: jornal Valor Online, 22 de setembro de 2011

Velocidade cai nas zonas oeste e sul (20/09/2011)

A CET baixou para 60 km/h a velocidade máxima de mais oito avenidas nas zonas oeste e sul da cidade: Jaguaré, Deputado Jacob Salvador Sveibil, Valdemar Ferreira, Afrânio Peixoto, Atlântica, Chucri Zai (...)

SP quer garagem em terreno do Itaim (26/09/2011)