A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo realiza, desde o início de setembro, uma campanha por telefone para conscientizar os motoristas sobre o respeito aos pedestres. No total, serão 2,5 milhões de ligações aos paulistanos, com mensagens gravadas. A ação faz parte do Programa de Proteção ao Pedestre, lançado em 11 de maio pela Prefeitura, com o objetivo de reduzir o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito na cidade. A meta do governo municipal é reduzir entre 40% e 50% os atropelamentos e as mortes de pedestres até 2012. Conforme o G1, o programa já distribuiu cerca de 1 milhão de folhetos com informações sobre respeito ao pedestre e colocou adesivos com mensagens da campanha em cerca de 8 mil ônibus, segundo a Prefeitura.
De acordo com a administração municipal, os cerca de 2,4 mil agentes de trânsito irão priorizar os centros comerciais de bairros e os corredores de ônibus, além da região central e da Avenida Paulista. Levantamento da CET mostra que entre 11 de maio e 10 de setembro de 2010 foram registrados 44 atropelamentos nesses cruzamentos. De 11 de maio a 10 de setembro de 2011, ocorreram 17 atropelamentos nos mesmos locais.
Desde 8 de agosto, a CET concluiu o "caráter educativo do programa" e passou a aplicar multas para o motorista que desrespeita quem esteja a pé. Em pouco mais de um mês, os agentes emitiram 4.921 multas para quem deixou de dar preferência aos pedestres, 3.289 para quem deixou de sinalizar mudança de direção, 1.749 para avanço de sinal e 307 para quem parou sobre a faixa de pedestres, totalizando 10.266 autos de infração.
Fonte: portal G1, 22 de setembro de 2011

Velocidade cai nas zonas oeste e sul (20/09/2011)

A CET baixou para 60 km/h a velocidade máxima de mais oito avenidas nas zonas oeste e sul da cidade: Jaguaré, Deputado Jacob Salvador Sveibil, Valdemar Ferreira, Afrânio Peixoto, Atlântica, Chucri Zai (...)

SP quer garagem em terreno do Itaim (26/09/2011)