Parking News

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estuda adotar pisos coloridos em pontos perigosos de travessia de pedestres para reduzir a velocidade dos carros e chamar a atenção dos motoristas. Essa é uma das ideias da CET para reduzir o número de mortes de pedestres e motoqueiros no trânsito de São Paulo. A cada dez mortos em acidentes na capital, em 2009, cinco estavam a pé e três em motos, destaca reportagem de O Estado de S. Paulo.
Na pauta da CET há ainda a criação de um centro de educação para motociclistas, com previsão de inauguração para setembro. Chamada de "caixa de segurança", a alternativa para a passagem de pedestres prevê que os motoristas trafeguem a 30 km/h em uma área de até 80 metros de uma via.
Isso criaria um espaço de tempo suficiente nesse trecho para quem deseja alcançar a outra calçada, segundo o autor do projeto, o engenheiro José Tadeu Braz. O plano também prevê que os pontos sejam pintados em amarelo, vermelho e verde para sinalizar que a área é de pedestres. O assunto é discutido pelos técnicos e não há prazo para a implementação.
O conceito foi desenvolvido em 2003 pelo engenheiro José Tadeu Braz, membro do Instituto de Engenharia de São Paulo e da Associação Brasileira de Pedestres. Ele afirma ter por base projetos de "traffic calming" (teoria de planejamento urbano comum na Europa que prevê a redução da velocidade dos carros em benefício da circulação de bicicletas e pedestres).
Em um trecho pintado de amarelo, o motorista é informado que deve reduzir a velocidade para 30 km/h. Para garantir o cumprimento da regra, o projeto prevê a instalação de lombadas eletrônicas. A pista é estreitada para evitar ultrapassagens e permitir a construção de um canteiro central onde o pedestre possa parar, caso não consiga atravessar de uma vez. As pessoas aguardam a brecha para passar em uma área pintada de vermelho na calçada. Ao notarem que podem andar, pisam na parte verde do asfalto.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de fevereiro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vagas exclusivas rumo ao respeito (17/02/2011)

Segundo a CET, das 35.485 vagas de Zona Azul da capital, 761 (ou 2,1%) são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Em 2010, foram aplicadas 10.681 multas por uso ind (...)

Guardadores são donos das ruas (20/02/2011)

Está cada vez mais difícil encontrar lugares para estacionar o carro sem colocar a mão no bolso, principalmente nas regiões centrais e áreas comerciais do Grande ABC. Os estacionamentos da região cobr (...)

A máfia da folhinha (23/02/2011)

Sábado ou domingo, no começo da tarde, pelo menos dez rapazes com talões azuis em punho circulam pela Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. Assim que um carro se aproxima de uma das (...)

Meu carro, minha vida (22/02/2011)

Segundo dados do governo, no ano passado, 400 mil casas foram financiadas no Brasil. Apesar desse volume representar apenas pouco mais de 5% do déficit habitacional do País, o resultado foi bom se con (...)


Seja um associado Sindepark