Na pauta da CET há ainda a criação de um centro de educação para motociclistas, com previsão de inauguração para setembro. Chamada de "caixa de segurança", a alternativa para a passagem de pedestres prevê que os motoristas trafeguem a 30 km/h em uma área de até 80 metros de uma via.
Isso criaria um espaço de tempo suficiente nesse trecho para quem deseja alcançar a outra calçada, segundo o autor do projeto, o engenheiro José Tadeu Braz. O plano também prevê que os pontos sejam pintados em amarelo, vermelho e verde para sinalizar que a área é de pedestres. O assunto é discutido pelos técnicos e não há prazo para a implementação.
O conceito foi desenvolvido em 2003 pelo engenheiro José Tadeu Braz, membro do Instituto de Engenharia de São Paulo e da Associação Brasileira de Pedestres. Ele afirma ter por base projetos de "traffic calming" (teoria de planejamento urbano comum na Europa que prevê a redução da velocidade dos carros em benefício da circulação de bicicletas e pedestres).
Em um trecho pintado de amarelo, o motorista é informado que deve reduzir a velocidade para 30 km/h. Para garantir o cumprimento da regra, o projeto prevê a instalação de lombadas eletrônicas. A pista é estreitada para evitar ultrapassagens e permitir a construção de um canteiro central onde o pedestre possa parar, caso não consiga atravessar de uma vez. As pessoas aguardam a brecha para passar em uma área pintada de vermelho na calçada. Ao notarem que podem andar, pisam na parte verde do asfalto.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de fevereiro de 2011