Abastecer com etanol em vez de gasolina está vantajoso apenas nos postos de combustíveis do Estado de Mato Grosso. Em Goiás, é praticamente indiferente a utilização de etanol ou gasolina no tanque, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), compilados pela Agência Estado. Nos demais 24 Estados e no Distrito Federal, vale mais a pena encher o tanque com gasolina, informou a Agência Estado.
Em São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol, a gasolina voltou a ser mais competitiva. O preço médio da gasolina no Estado está em R$ 2,489 por litro, o que torna o etanol hidratado competitivo na região até R$ 1,7423. Na média da ANP, o preço em São Paulo ficou em R$ 1,769 por litro, 1,53% acima do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol. Na semana, os preços do etanol subiram 1,72% nos postos de São Paulo.
A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os Estados e no Distrito Federal. Quando a relação aponta um valor entre 70,0% e 70,5%, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque de combustível.
Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol está em 71,07% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). Em Goiás, a relação é de 70,40% e em Mato Grosso de 68,32%, o único Estado onde o etanol permanece competitivo. A gasolina está mais vantajosa principalmente no Rio Grande do Sul (preço do etanol é 83,46% do valor da gasolina) e em Roraima (+82,56%).
Fonte: Agência Estado, 18 de fevereiro de 2011

Vagas exclusivas rumo ao respeito (17/02/2011)

Segundo a CET, das 35.485 vagas de Zona Azul da capital, 761 (ou 2,1%) são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Em 2010, foram aplicadas 10.681 multas por uso ind (...)

Guardadores são donos das ruas (20/02/2011)