Não precisa ser muito observador para perceber que o trânsito em Brasília está cada vez mais intenso. "Tem carro demais nas ruas", reclama um motorista à reportagem do DFTV. E tem mesmo. A frota do DF não para de crescer. Em 2007, quase 107 mil novos carros chegaram às ruas. No ano seguinte, mais 117 mil, e em 2009 um recorde: 131 mil veículos emplacados. Ou seja, mais de 355 mil carros em apenas três anos.
As facilidades de financiamento e a redução do IPI embalaram as vendas. Com a isenção total do imposto, praticada desde outubro do ano passado, um carro que custava R$ 30 mil saía por cerca de R$ 28 mil. Hoje, a redução é um pouco menor, mas ainda seduz muita gente.
O resultado dessas condições especiais pode ser conferido em todo o Distrito Federal. Faltam vagas e sobram congestionamentos. E esses não são os únicos problemas. Um estudo da Universidade de Brasília (UnB) mostra que o estresse da população pode estar relacionado ao aumento da frota. O difícil é convencer as pessoas a trocarem o conforto e a praticidade do carro por outros meios de transporte.
"O governo parece preocupado com as pessoas que dirigem, mas não com as que andam a pé, de bicicleta ou de ônibus", destaca o pesquisador da UnB Hartmut Günter.
Fonte: programa DFTV 1ª Edição, 11 de janeiro de 2010

adema vai extinguir tolerância (14/01/2010)

O prefeito de Diadema, Mário Reali, vai acabar com o período de tolerância da Zona Azul no município com projeto de lei que deve ser votado pela Câmara no início de março, conforme adiantou o Diário R (...)

Multa a quem parar em vagas especiais (15/01/2010)