Carros populares, veículos movidos a combustível alternativo e carros híbridos serão os preferidos dos consumidores. De acordo com pesquisa, esses veículos devem liderar as vendas em todas as regiões do globo nos próximos cinco anos, aponta reportagem do site InfoMoney.
Segundo levantamento realizado pela KPMG, os empresários do setor automobilístico esperam que as vendas dos híbridos cresçam mais até 2015 que as vendas dos demais tipos de veículos. Os executivos do continente americano são os mais confiantes no aumento das vendas desse tipo de veículo. Para 95% deles, as vendas dos híbridos serão melhores nesse período.
Os empresários asiáticos também esperam aumento - 91,94% estão confiantes na elevação das comercializações dos híbridos nos próximos cinco anos. Entre os executivos da Europa, Oriente Médio e África, 91,03% acreditam que as vendas serão melhores.
Combustível alternativo
O meio ambiente não deve sair da lista de preocupações do consumidor e na hora de comprar um carro ele será levado em conta. De acordo com os empresários ouvidos pela KPMG, veículos movidos a combustível alternativo - como etanol, biodiesel, eletricidade e energia solar - devem apresentar melhoras significativas nas vendas.
Essa expectativa é maior entre os executivos do continente americano. Para 88,33% deles, as vendas desse tipo de veículo devem apresentar melhoras. Entre os executivos da Europa, Oriente Médio e África, 82,05% esperam o mesmo e para 79,03% dos empresários asiáticos as vendas dos alternativos devem ser melhores nos próximos cinco anos.
Populares ainda em alta
Mesmo com tantas opções no mercado, o consumidor ainda não deixará de lado os veículos populares. Mais baratos e cada vez mais modernos, esses veículos sempre lideraram a preferência. Para os próximos cinco anos, esse cenário não será diferente, dizem os empresários do setor.
O levantamento revelou que, ainda que a expectativa de crescimento das vendas dos populares seja menor que as dos híbridos e modelos movidos a combustível alternativo, eles ainda devem ficar na lista dos que serão mais vendidos nos próximos cinco anos. Considerando os empresários do continente americano, 85% esperam que os consumidores levem um popular para casa. Entre os empresários da Europa, Oriente Médio e África, 80,77% acreditam que as vendas sejam melhores para esse tipo de veículo nos próximos cinco anos e 80,65% dos asiáticos têm a mesma percepção.
Aumento da produção
Diante dessas expectativas, o setor deve aumentar a produção de híbridos e de veículos movidos a combustível alternativo. De acordo com o levantamento, os empresários do continente americano são os que mais investirão na produção de alternativos, já que 55% deles esperam produzir em 2010 entre 1,5 milhão e 2 milhões de unidades.
Essa quantidade também é esperada por 39,74% dos empresários da Europa, Oriente Médio e África e por 38,71% dos executivos asiáticos. Em 2008, 1,5 milhão de veículos alternativos foram vendidos no mundo, diz a pesquisa.
Nas Américas, a expectativa de 28,33% dos empresários é de produzir entre 1 milhão e 1,25 milhão de veículos híbridos neste ano. O mesmo é esperado por 38,46% dos empresários da Europa, Oriente Médio e África e por 19,34% dos da Ásia. Em 2008, foram vendidas cerca de 780 mil unidades.
Fonte: site InfoMoney, 15 de janeiro de 2010

adema vai extinguir tolerância (14/01/2010)

O prefeito de Diadema, Mário Reali, vai acabar com o período de tolerância da Zona Azul no município com projeto de lei que deve ser votado pela Câmara no início de março, conforme adiantou o Diário R (...)

Multa a quem parar em vagas especiais (15/01/2010)