Manter um veículo está cada vez mais caro. No ano passado, os motoristas pagaram 8,41% a mais para fazer a manutenção, pagar impostos e seguros do veículo, o maior reajuste dos últimos cinco anos, perdendo apenas para a variação de 2004, que ficou em 11,29%. Por mês, em média, os condutores gastaram R$ 851,00 durante todo o ano passado, de acordo com a Agência AutoInforme. A informação foi divulgada pela Folha.
Uma das principais responsáveis pelo aumento do gasto médio mensal foi a elevação dos produtos - peças e combustível -, que ficaram 10,99% mais caros. Com eles, os condutores desembolsaram por mês, em média, R$ 423,01 no ano passado. Esse item é responsável por 49,71% dos gastos dos motoristas com o veículo.
Os serviços encareceram 9,15% e foram responsáveis por um gasto médio mensal de R$ 195,16. Esse valor representou, em 2009, 22,93% do total desembolsado com a manutenção do carro.
Já os valores dos seguros subiram 4,27% e, com eles, os gastos ficaram em R$ 190,01 por mês - 22,33% do total dos custos. Com impostos, os motoristas gastaram R$ 42,83, em média, por mês.
Vilões
O álcool foi o vilão do aumento dos produtos em 2009, que encareceu 19,07% nos últimos 12 meses. De acordo com a AutoInforme, o álcool é responsável por 20,72% das despesas cotidianas dos motoristas.
Não foi só o álcool que ajudou no incremento da inflação do carro. O aumento dos preços de alguns serviços de manutenção, como o do alinhamento e balanceamento, também ajudou. Em 2009, os valores do primeiro item subiram 16,72%, ao passo que o preço do segundo ficou 15,42% mais caro.
Apesar disso, balanceamento e alinhamento não pesaram tanto no bolso dos condutores. Isso porque, juntos, eles representam apenas 1,31% dos gastos totais do motorista.
O estacionamento também pesou em 2009, já que encareceu 13,64% ao longo do ano passado. O preço do óleo motor também subiu e ajudou a encarecer a manutenção do veículo. A alta desse item foi de 9,87% nos últimos 12 meses.
Apesar desses aumentos expressivos, no ano passado foram registradas altas menores. O valor da gasolina, por exemplo, ficou 2,93% maior em 2009. Nada comparado ao aumento do álcool, mas também pesou nos gastos dos motoristas.
Uma lavagem simples ficou 3,16% mais cara no ano passado, ao passo que o filtro de ar encareceu 3,38%.
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de janeiro de 2010

Categoria: Fique por Dentro

adema vai extinguir tolerância (14/01/2010)

O prefeito de Diadema, Mário Reali, vai acabar com o período de tolerância da Zona Azul no município com projeto de lei que deve ser votado pela Câmara no início de março, conforme adiantou o Diário R (...)