Parking News

Medidas simples podem ser eficazes na hora de economizar energia e água. Grande parte dos consumidores sabe disso. Além de diminuir as contas no final do mês, reduzir o consumo desses itens também ajuda o meio ambiente. E os consumidores também sabem muito bem disso. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, esses são os principais hábitos adotados pela maioria dos consumidores para reduzir o aquecimento global. A informação foi divulgada pelo site InfoMoney.
Segundo a pesquisa, 59% dos 2.002 entrevistados em 143 municípios de todas as regiões do País acreditam que economizar água é uma das melhores formas de ajudar o meio ambiente. Para 50%, economizar energia também contribui para evitar o aquecimento global.
Em média, os brasileiros realizam 2,7 ações consideradas sustentáveis. Por outro lado, 10% afirmam que nada fazem para evitar danos à natureza. Desses, 18% têm renda de até um salário mínimo e 17% são da região Nordeste.
Mulheres economizam mais
Na hora de reduzir o consumo de água, as mulheres lideram. Dentre os 59% que têm esse hábito, elas representam 63% desse total.
Segundo o levantamento, realizado a pedido da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), ainda dentre os que economizam água, 62% são da região Sudeste e 70% têm renda acima dos 10 salários mínimos.
Compra sustentável
Comprar produtos com embalagens recicláveis e biodegradáveis também está entre as ações sustentáveis dos consumidores. De acordo com o Ibope, 17% afirmam que realizam esse tipo de compra.
Dentre eles, 21% são jovens com idade entre 16 e 29 anos e 22% vivem em regiões metropolitanas. Ainda entre os 17% que realizam compras sustentáveis, 26% têm renda acima de 10 salários mínimos.
A pesquisa revelou também que 11% dos entrevistados dizem que evitam comprar produtos que prejudiquem de alguma forma o meio ambiente.
Deixar o carro na garagem e usar meios de transporte alternativos, como bicicleta, é a opção de 14% dos entrevistados. Na lista, 8% também colocam o transporte público coletivo como uma alternativa de contribuir com o ambiente.
Há os que preferem utilizar carros menos poluentes para evitar a elevação das temperaturas no planeta - 6% dizem que fazem isso.
Outras ações também fazem parte do rol das medidas que os consumidores adotam para ajudar o meio ambiente. Aderir à coleta seletiva de lixo é uma delas e 41% afirmam que o fazem. Plantar árvores (17%) e planejar atividades de lazer que não causam impactos negativos à natureza (2%) também fazem parte das ações dos brasileiros.
Interesse
De acordo com os dados, 61% dos entrevistados manifestam muito interesse pelas questões ambientais e esse interesse aumenta de acordo com a renda e o nível de escolaridade.
Entre os que têm nível superior, 74% se interessam muito pelo tema. O percentual é o mesmo entre os que ganham mais de cinco salários mínimos.
A pesquisa ainda aponta que 33% têm pouco interesse e 5% dos pesquisados afirmaram que não possuem interesse pelas questões ambientais.
Sobre a pesquisa
O Ibope fez 2.002 entrevistas entre os dias 4 e 8 de dezembro do ano passado em 143 municípios do País. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O objetivo da pesquisa era levantar, medir e analisar o interesse da população brasileira sobre questões ambientais.
Fonte: InfoMoney, 15 de janeiro de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

adema vai extinguir tolerância (14/01/2010)

O prefeito de Diadema, Mário Reali, vai acabar com o período de tolerância da Zona Azul no município com projeto de lei que deve ser votado pela Câmara no início de março, conforme adiantou o Diário R (...)

Multa a quem parar em vagas especiais (15/01/2010)

Uma multa de R$ 53,21 e menos três pontos na carteira de habilitação estarão à espera dos motoristas que estacionarem em vagas exclusivas, reservadas na Zona Azul de Joinville (SC) para deficientes fí (...)


Seja um associado Sindepark