Os shopping centers de São José dos Campos estão com projetos de investimentos já anunciados superiores à casa dos R$ 350 milhões para ampliações e modernização de seus espaços. A cidade, apesar de se encontrar a menos de 90 km da capital, se tornou o principal centro de compras do Vale do Paraíba e litoral norte, abrangendo até a região sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, inclusive parte da Região Metropolitana de São Paulo, relata o DCI. O CenterVale Shopping anunciou um investimento na casa dos R$ 100 milhões para a ampliação e a revitalização de seu espaço destinado a lojas e estacionamento. O centro comercial terá a construção de uma nova ala com 6.000 m2 e a instalação de mais 80 lojas.
Expansão
A expansão prevê interligar os fundos do restaurante Outback com a loja Le Lis Blanc, uma das faixas de maior movimentação do shopping.
Esse corredor de compras abrigará as novas lojas e gerará cerca de 800 empregos diretos. A previsão é de que as obras comecem em janeiro de 2012 e terminem em outubro.
O processo de revitalização do prédio, que abrigou a antiga fábrica da Ericcson do Brasil, às margens da Via Dutra, já foi iniciado. Está prevista a troca de colunas, luminárias, ar condicionado e a ampliação do estacionamento, que ganhará um terceiro piso com mais 300 vagas para carros de passeio. A direção do CenterVale acredita que as obras de modernização serão concluídas até o Natal.
Demanda
Segundo sua superintendência, a demanda é muito grande por parte dos comerciantes, pois São José e o Vale do Paraíba entraram de vez no interesse das grandes cadeias lojistas.
A proximidade com a Via Dutra também se tornado o grande diferencial para os grandes investimentos no setor comercial, além da expectativa sobre a Copa do Mundo e o aumento no fluxo de turistas estrangeiros. O Shopping Colinas, o terceiro maior da cidade, informou que investirá R$ 225 milhões em um projeto de expansão. O objetivo é dobrar o tamanho do centro de compras e ter 170 novas lojas anexadas ao empreendimento. As obras, que também terão início em 2012, devem seguir até meados de 2014. Esse processo de crescimento de sua área comercial deverá gerar algo em torno de 4 mil empregos diretos.
Segundo a direção do centro de vendas, serão mais 114 mil metros quadrados de área construída. Esse volume inclui novas alas de lojas e mais 1.600 vagas de estacionamento, o que dobrará sua capacidade de atendimento.
Vagas cobertas
O projeto prevê que mais de metade destas vagas serão cobertas. Somente em área de venda, o shopping sairá dos seus 22 mil metros quadrados para 48 mil metros. Atualmente, há um hotel inacabado anexo ao shopping que também será envolvido nesta expansão.
A malha viária contará com alterações para comportar a nova demanda e será remodelada numa parceria entre os investidores do Colinas e prefeitura. Além de novas vias, haverá outras áreas de acesso e saída, com semáforos inteligentes.
O Vale Sul Shopping, também construído nas antigas instalações industriais da fábrica de calçados Alpargatas, anunciará em breve um grande investimento que atualmente está em fase final de aprovação.
A área de abrangência será próxima aos 65 mil metros quadrados. Esse shopping é o de maior crescimento na cidade na última década e o que tem mais áreas destinadas à expansão. Situado na zona sul da cidade, tem atraído outras grandes redes comerciais em seu entorno.
Fonte: jornal DCI (SP), 24 de outubro de 2011

Categoria: Mercado

Em 2020 os carros andarão sozinhos (21/10/2011)

Daqui dez anos não haverá mais motoristas "barbeiros". Quem afirma é o vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da GM, Alan Taub. Ele não aposta no melhor preparo dos motoristas, mas na evolu (...)