Menor do que todas as outras, a região central de São Paulo continua sendo a área onde a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mais multa veículos por desrespeito ao direito dos pedestres, mesmo após a ampliação do programa para a cidade inteira, há exatamente um mês. Dados revelam que, entre 19 de setembro e 14 de outubro, 11.200 autuações foram emitidas na região, mais do que um terço do total de 30.031 multas aplicadas na capital. A zona leste, uma das mais populosas e onde está a via paulistana com o maior número de mortes por atropelamento no primeiro semestre - a Avenida Jacu-Pêssego -, ocupa apenas a penúltima colocação do ranking, com 4.899 multas, segundo divulgou o Jornal da Tarde.
Outras duas avenidas da região, a Ragueb Chohfi e a Sapopemba, também figuram na lista das dez mais perigosas para os pedestres. Para o engenheiro de tráfego e ex-técnico da CET Alexandre Zum Winkel, essa situação pode ser explicada por questões de prioridade no deslocamento dos 2,4 mil marronzinhos que fiscalizam o trânsito. "São Paulo é muito grande e o número de agentes ainda não é suficiente para atender a cidade como uma coisa uniforme. Então, regiões prioritárias, como a englobada pelo minianel viário, têm sua atenção redobrada." Consequentemente, segundo ele, o número de infrações a pedestres anotadas nesses pontos é maior do que em outros lugares. O centro fica justamente no miolo do minianel viário, formado por vias como as avenidas dos Bandeirantes e Salim Farah Maluf e as marginais do Tietê e do Pinheiros. A área também funciona como passagem e ligação entre as diversas regiões da cidade, com um grande volume diário de veículos.
Quem frequenta o centro e mora em bairros mais distantes afirma que, na comparação, o respeito a quem atravessa a rua é menor nas áreas afastadas.
Estatísticas das primeiras quatro semanas da expansão do programa de proteção ao pedestre a toda a capital revelam que, depois da região central, a zona sul é a que teve mais carros multados: 6.596. Depois, vem a zona norte, com 4.899 multas. No último lugar está a zona oeste, onde houve 2.203 autuações. Em média, na cidade, há 1,1 mil multas por dia. Desde 8 de agosto, quando o programa começou no centro, foram aplicadas 42.192 multas no total.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 19 de outubro de 2011

Em 2020 os carros andarão sozinhos (21/10/2011)

Daqui dez anos não haverá mais motoristas "barbeiros". Quem afirma é o vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da GM, Alan Taub. Ele não aposta no melhor preparo dos motoristas, mas na evolu (...)

Pedestres viram alvo de ação do CET (24/10/2011)