A Guarda Municipal e a Polícia Civil detiveram, entre a noite do dia 20 de outubro e a madrugada do dia 21, 24 flanelinhas que agiam no Leblon. Na ação também foram multados 74 carros e seis rebocados por estacionamento irregular. De acordo com o coronel Henrique Lima de Castro, comandante da Guarda, problemas como esse na Zona Sul serão praticamente resolvidos com a instalação na região das Unidades de Ordem Pública (UOPs), que terão o objetivo de conter a desordem urbana na cidade, contando com efetivos próprios de guardas municipais. As informações são do jornal O Globo.
"No caso do Leblon, a unidade, que será inaugurada no próximo dia 27, ficará em frente ao Hospital Municipal Miguel Couto. Além de outros problemas do bairro, um dos principais intuitos será coibir a ação dos flanelinhas. Mas a população também tem de colaborar, não deixando a chave do carro nem pagando o estacionamento a alguém que está cometendo uma contravenção", disse o coronel.
Unidade do Leblon terá 150 agentes da Guarda
"A nova unidade da Ordem Pública terá 150 homens no Leblon", disse o coronel, lembrando que mais duas unidades serão instaladas até o fim do ano, uma em Copacabana e outra em Ipanema.
Entre os detidos estava um homem com oito passagens pela polícia. Os demais flanelinhas responderão por exercício ilegal da profissão (artigo 47 da Lei de Contravenções Penais).
Com que roupa?
Ainda pouco conhecido, e numa cidade onde os flanelinhas estão por todos os lados, o novo uniforme dos operadores do Sindicato dos Guardadores de Automóveis (Singaerj) tem deixado o carioca confuso na hora de estacionar. Lançada no dia primeiro de setembro, a novidade substituiu o colete cinza por um conjunto de calça e camisa de brim azul e a frase "Estacione" nas costas e na perna direita.
A nova roupa também estampa na blusa o registro profissional junto à Delegacia Regional do Ministério do Trabalho (DRT-RJ) do guardador e o endereço de e-mail do Serviço de Atendimento ao Usuário do sindicato (sau@singaerj.com.br), para denúncias e sugestões.
Fonte: O Globo (RJ), 22 de outubro de 2011

Em 2020 os carros andarão sozinhos (21/10/2011)

Daqui dez anos não haverá mais motoristas "barbeiros". Quem afirma é o vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da GM, Alan Taub. Ele não aposta no melhor preparo dos motoristas, mas na evolu (...)

Pedestres viram alvo de ação do CET (24/10/2011)