Desde o dia 19 de outubro, está proibido o consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos em estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin sancionará a lei que terminará por responsabilizar o proprietário do estabelecimento comercial, caso algum menor de idade seja flagrado consumindo álcool. A venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos já é proibida por lei - a diferença é que, antes, o consumo não era regulamentado, destaca O Estado de S. Paulo.
Até então, se um adulto comprasse uma bebida para um adolescente, ninguém poderia ser multado. Agora, a punição prevê multas de até R$ 87 mil e interdição do local.
"Dentro dos primeiros 30 dias, vamos fazer blitze e campanhas educativas sobre a legislação. Depois de um mês, começará a fiscalização de fato", afirmou Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde.
Segundo ele, foi dado treinamento aos fiscais, com palestra do médico e psiquiatra Ronaldo Laranjeira, professor de psiquiatria e coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal Paulista (Unifesp), para conscientizá-los das consequências do consumo de álcool por menores.
O titular da pasta reforça que a responsabilidade é do dono do bar, mesmo que o menor esteja acompanhado dos pais. "A responsabilidade tem de ser do dono do estabelecimento, senão a lei fica inócua."
Cerri também esclarece que será feita uma campanha nas escolas.
O secretário da Saúde também diz que a lei terá impacto na redução de acidentes de trânsito. "Cerca de 50% dos acidentes de trânsito com vítimas são relacionados ao álcool. O motorista pode ser maior de idade, mas ele começou a beber mais jovem. Se reduzirmos o consumo de álcool na adolescência, com certeza vamos reduzir os acidentes."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 19 de outubro de 2011

Em 2020 os carros andarão sozinhos (21/10/2011)

Daqui dez anos não haverá mais motoristas "barbeiros". Quem afirma é o vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da GM, Alan Taub. Ele não aposta no melhor preparo dos motoristas, mas na evolu (...)

Pedestres viram alvo de ação do CET (24/10/2011)