O Nano, carro fabricado pela Tata Motors, foi lançado em 2008 para ser o carro mais barato e acessível no mundo, com preço inicial de US$ 2.500, mas a Goldplus, empresa que dirige uma cadeia de lojas de joias, em parceria com a montadora, decidiu inovar e construir um modelo coberto de ouro. O veículo, que está em exibição na cidade de Mumbai, Índia, foi construído com 80 kg de ouro 22 quilates, 15 kg de prata, além de pedras preciosas como rubis, pérolas e esmeraldas. Com tanto luxo, o antigo "carro do povo", agora em ouro, custa cerca de 225,17 milhões de rúpias indianas (cerca de R$ 8,4 milhões).
"Queremos prestar homenagem aos 5 mil anos de história das joias na Índia, e para desenvolver o carro usamos 14 técnicas de joalheria", disse à Agência EFE Gaurav Khanna, o porta-voz da companhia de joias Goldplus, pertencente ao grupo Tata. "Apesar de o ouro ser associado ao luxo, na Índia as famílias de classe média o têm muito mais presente que em outros lugares e investem suas economias em ouro. O ouro e o Nano têm o mesmo tipo de público como alvo", defendeu Khanna.
Segundo informações do The Wall Street Journal, esta não é a primeira vez que a Goldplus fez algo do tipo. De acordo com o jornal, a empresa já havia construído a maior pulseira do mundo, com cerca de 6 m de diâmetro e 25 kg de ouro, joia que trouxe cerca de 300 mil clientes para a Goldplus. A pulseira, contudo, foi derretida, mas segundo a publicação o carro não deve ter o mesmo destino. A expectativa do grupo de joias é de que algum milionário se interesse pelo veículo e faça uma oferta.
Fonte: portal Terra/Economia, com informações da AFP, 19 de setembro de 2011

Categoria: Mundo do Automóvel

Em 2020 os carros andarão sozinhos (21/10/2011)

Daqui dez anos não haverá mais motoristas "barbeiros". Quem afirma é o vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da GM, Alan Taub. Ele não aposta no melhor preparo dos motoristas, mas na evolu (...)