A Cetip e a Central de Serviços e Proteção ao Seguro da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) lançaram, dia 21 de outubro, uma plataforma para conectar as instituições financeiras e seguradoras, a fim de agilizar os processos de pagamento de indenização por perda total para proprietários de carros financiados. Chamada de Silag (Sistema de Liquidação Automática de Gravames), a plataforma deve reduzir pela metade o tempo de espera da liberação do pagamento para o consumidor, destaca o InfoMoney.
O novo sistema integra o processo de baixa eletrônica do gravame, registro da restrição financeira de um veículo, com a operação de liquidação financeira eletrônica.
De acordo com o diretor-executivo Comercial, de Produtos e Marketing da Cetip, o novo processo deve proteger as instituições contra eventuais falhas na entrega dos títulos ou no pagamento, assegurando que as operações somente sejam finalizadas caso os títulos estejam efetivamente disponíveis na posição do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento disponibilizados integralmente pelo comprador.
Melhoria no atendimento
Segundo o diretor-executivo da Unidade de Financiamentos e de Novos Negócios da Cetip, com a baixa do gravame diretamente vinculada à liquidação financeira, as seguradoras e instituições financeiras terão mais tempo para investir em atendimento ao cliente. "O Silag possibilita que os processos de indenização integral ganhem um padrão de comunicação informatizado em que o pagamento do efetivo é mais rápido e dinâmico, tornando mais simples a comunicação entre seguradoras e instituições financeiras", explica.
Com o sistema, a verificação do saldo devedor na instituição financeira é feita de forma rápida e simplificada. "A instituição financeira informa o valor do saldo devedor e, assim, a seguradora analisa e aprova as condições de quitação com o segurado. A liquidação financeira do saldo devedor é realizada de forma simplificada", completa Dagnoni.
Segundo levantamento realizado pela CNseg, mais da metade das indenizações integrais são de veículos financiados.
Fonte: site InfoMoney, 21 de outubro de 2011

Em 2020 os carros andarão sozinhos (21/10/2011)

Daqui dez anos não haverá mais motoristas "barbeiros". Quem afirma é o vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da GM, Alan Taub. Ele não aposta no melhor preparo dos motoristas, mas na evolu (...)

Pedestres viram alvo de ação do CET (24/10/2011)