Vinte e dois carros são roubados ou furtados por dia, em Curitiba, segundo a polícia. A maior parte dos crimes acontece em bairros populosos, onde os estacionamentos dos prédios não têm vagas suficientes para todos os moradores, ruas próximas a igrejas, cemitérios e hospitais. O maior número de furtos, que são quando o proprietário não está presente, acontecem nos bairros Água Verde, Centro, Alto da Glória e Pinheirinho. Já os roubos, quando o motorista presencia a ação dos bandidos, acontecem no Boqueirão, na Fazendinha, na Água Verde e nas Mercês. A polícia diz que a metade dos veículos levados pelos assaltantes são recuperados. A reportagem é da RPCTV.
Na Rua Visconde do Rio Branco, nas Mercês, os moradores reclamam da falta de segurança nas ruas. Emílio Lourenço, que mora na região, conta que não dá mais para receber visitas, devido ao risco de assaltos. "Não se pode fazer uma festa, não se pode fazer uma reunião em casa e convidar amigos porque o risco é de a pessoa ter uma surpresa desagradável", revela.
O delegado Marco Antônio Góes dá dicas sobre como se proteger da ação de criminosos. "Coloquem itens de segurança no veículo, como corta-corrente, alarmes, sempre na situação de dificultar a ação do marginal. Se por acaso vir que tem pessoas suspeitas próximas ao seu veículo, não chegue perto e ligue para a Polícia Militar para fazer a abordagem efetiva", diz.
Fonte: RPCTV (afiliada da Rede Globo), 20 de outubro de 2011

Em 2020 os carros andarão sozinhos (21/10/2011)

Daqui dez anos não haverá mais motoristas "barbeiros". Quem afirma é o vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da GM, Alan Taub. Ele não aposta no melhor preparo dos motoristas, mas na evolu (...)

Pedestres viram alvo de ação do CET (24/10/2011)