Mesmo sem compras, um passeio ao shopping não sai barato. A culpa é dos estacionamentos, aponta reportagem do DFTV. No mais caro deles, estacionar por uma hora custa R$ 6. Na última semana, um shopping do Lago Norte que cobrava R$ 3 por duas horas de estacionamento aumentou a tarifa e agora cobra R$ 3 por uma hora - o que motivou muitos consumidores a parar no comércio ao lado.
Uma lei distrital determina que a cobrança seja feita pelos minutos que o carro fica parado no estacionamento, e o Código de Defesa do Consumidor proíbe cobranças coisas do tipo R$ 3 pela primeira hora. Mas o Procon nada pode fazer: os estacionamentos estão protegidos por uma liminar do Supremo Tribunal Federal. Enquanto os ministros do STF não decidem a forma de cobrança, o consumidor tem ao menos uma maneira de não sair perdendo totalmente.
"Se o shopping, mesmo cobrando em minutagem, praticar um aumento, um reajuste de preço muito exorbitante, o consumidor tem que recorrer ao Procon porque isso caracteriza prática abusiva na cobrança", explica o diretor-geral do Procon, Oswaldo Morais.
Fonte: programa DFTV 2ª Edição (TV Globo), 12 de janeiro de 2011

PM aperta cerco contra álcool (16/01/2011)

A Polícia Militar irá apertar o cerco aos motoristas que insistem em beber e dirigir na cidade de São Paulo. Atualmente, o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) tem 42 bafômetros, mas a quantid (...)

Aprenda a superar enchente sem susto (16/01/2011)