A Polícia Militar irá apertar o cerco aos motoristas que insistem em beber e dirigir na cidade de São Paulo. Atualmente, o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) tem 42 bafômetros, mas a quantidade de equipamentos deve dobrar ainda neste semestre. Também serão compradas 97 viaturas, que se somarão a outras 172 - a maioria picapes. Haverá ainda reforço no policiamento com motocicletas. As atuais 213 subirão para 503. Os veículos vão ajudar a intensificar as blitze da Lei Seca na capital, ressalta o Jornal da Tarde.
O capitão Sérgio Marques, porta voz da PM, explica que, desde 2008, quando as blitze começaram a ser montadas nas ruas, o porcentual de pessoas flagradas alcoolizadas no trânsito tem caído. De 20 de junho a 31 de dezembro de 2008, de 15.079 motoristas abordados, 933, ou 6,19%, estavam sob efeito de álcool. Já durante o ano de 2009, com a consolidação da Lei Seca, das 105.938 pessoas paradas nas operações, 4.273, ou 4,03%, apresentaram álcool no sangue na hora do teste. No ano de 2010, de 156.266 abordados, 4.258, ou 2,7%, foram flagrados nas operações. A corporação espera, neste ano, que a taxa seja reduzida para 2,3%. O número considerado ideal pela PM é de 1,8%.
Para o oficial, existe hoje uma mistura de conscientização e medo de ser parado e pagar multa. Marques afirma que as operações devem continuar no sistema diferenciado, chamado popularmente de "drive thru", quando o motorista assopra o bafômetro ainda ao volante.
Os bairros alvos serão principalmente Vila Madalena, na zona oeste, Santana, zona norte, e a área próxima à Represa de Guarapiranga, zona sul, onde estão os bares. Mas o capitão diz que outras regiões não ficarão descobertas de fiscalização.
Estudo de 2009 feito pela Confederação Nacional dos Municípios, que presta assessoria técnica às cidades brasileiras, mostra que, no Brasil, o número de fatalidades em acidentes de trânsito cresceu de 2000 a 2007. De acordo com a base do Sistema Único de Saúde, houve aumento de 30% de mortes nesse período.
Fonte: Jornal da Tarde, 16 de janeiro de 2011

Aprenda a superar enchente sem susto (16/01/2011)

O empresário Fernando Campos voltava para casa quando foi surpreendido por um alagamento na Praça da Bandeira, zona norte do Rio de Janeiro - o Estado, na semana que terminou no dia 14, foi atingido p (...)