As características dos gastos dos consumidores dos países emergentes cada vez mais se aproximam dos países desenvolvidos. Um estudo elaborado pelo Credit Suisse com os países integrantes do Bric (Brasil, Rússia, Índia, China), além do Egito, Indonésia e Arábia Saudita, mostrou que a elevação da renda nesses países tem alterado seu perfil de consumo. A reportagem é do Valor Online.
"Os gastos dos consumidores, que têm sido focados nas áreas essenciais do consumo, devem continuar a se direcionar para as compras mais discricionárias (não obrigatórias) que são típicas dos países desenvolvidos", afirma o responsável pela área de pesquisa e estratégia do Credit Suisse, Andrew Campbell.
Segundo ele, nos países emergentes em geral, foram verificadas mais intenções de gastos com viagens, carros, imóveis, entre outros bens. Em alguns países, como o Brasil, a China e a Rússia, estão em um nível intermediário entre os países com perfil de consumo ainda mais focado em bens essenciais - como a Indonésia, Egito e a Índia - e os países onde há forte consumo de bens de luxo - como a Arábia Saudita.
A pesquisa mostra que há clara tendência de busca pelos itens de marca, em detrimento dos bens sem marca conhecida.
A confiança entre os consumidores dos países emergentes também está relativamente forte - dos 13 mil entrevistados, 4,8 mil afirmaram acreditar que suas finanças tendem a melhorar nos próximos seis meses. Os consumidores mais otimistas estão no Brasil e na China, enquanto os mais pessimistas estão no Egito e na Rússia.
As expectativas otimistas estão intimamente relacionadas com as projeções sobre a renda dos consumidores dos países emergentes. No agregado, 28% dos entrevistados disseram que sua renda nominal apresentou elevação nos últimos 12 meses, enquanto apenas 12% afirmaram queda da renda. Os países que se destacam em termos de evolução da renda são Indonésia e Brasil.
Para o estudo, o Credit Suisse contratou a companhia de pesquisa de mercados AC Nielsen. Foram feitas 120 perguntas sobre 11 assuntos diferentes, para cerca de 13 mil homens e mulheres de locais e níveis de renda diferentes.
Fonte: jornal Valor Online, 17 de janeiro de 2011

PM aperta cerco contra álcool (16/01/2011)

A Polícia Militar irá apertar o cerco aos motoristas que insistem em beber e dirigir na cidade de São Paulo. Atualmente, o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) tem 42 bafômetros, mas a quantid (...)

Aprenda a superar enchente sem susto (16/01/2011)