Parking News

Uma pesquisa revela que São Paulo tem meio milhão de vagas de estacionamento. É o que diz o resultado de uma pesquisa. Mas nem sempre elas estão onde a gente precisa. E deixar o carro numa dessas vagas pode custar bem caro. O estudo analisou 90% dos estacionamentos pagos da cidade. A reportagem é do SPTV.
A dificuldade ou facilidade para encontrar um estacionamento depende da região da cidade onde você está. A cidade de São Paulo oferece cerca de 500 mil vagas em estacionamentos privados. A pesquisa mostra que o distrito que concentra a maioria dos estacionamentos é o Itaim Bibi, na zona Sul. Dez por cento dos mais de 5 mil estacionamentos pagos da cidade estão aqui (cidade: 5.346, Itaim: 531), quase o dobro do distrito da Vila Mariana (284), segundo colocado no ranking.
?Estacionamento é caro. Uma hora, duas horas, chega a 20 reais?, diz um motorista.
No Itaim, alguns terrenos onde serão construídos prédios estão sendo usados temporariamente como estacionamentos.
O que sobra em alguns lugares da cidade falta em outros. A Zona Norte, por exemplo, concentra apenas 8% dos estacionamentos da Capital. Nos centros comerciais dos bairros do Limão e da Casa verde, a procura supera a oferta.
?Está lotado no banco, às vezes a gente não consegue vaga, estacionamento um pouco mais caro?, afirma o vendedor Rodrigo de Souza Matos.
Não está fácil para ninguém. ?Eu como representante comercial vim trabalhar na loja, estou procurando um lugar pra deixar meu carro pra poder trabalhar?, disse Carlos Alberto Martins.
Para este consultor de trânsito responsável pela pesquisa, numa cidade com sistema viário saturado e que não tem transporte público eficiente, os estacionamentos são fundamentais. ?É o preço que a cidade, a sociedade está se deixando pagar por querer usar tão intensivamente o automóvel. Eu quero ir com o meu carro, é um apego muito grande. Então, não tem jeito, alguém vai acabar criando um estacionamento para atender o seu desejo de parar os automóveis?, afirma Horácio Figueira, consultor em Engenharia de Transportes.
Fonte: programa SPTV 2ª edição (Rede Globo), 9 de julho de 2013

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark