Parking News

As fortes vendas de veículos no início deste ano puxaram a atividade das montadoras e garantiram um crescimento de 18,1% no primeiro semestre do ano na comparação com o mesmo período de 2012. As fábricas produziram ao todo um volume recorde de 1.856.805 unidades no período, destaca a Folha.
O volume fabricado em junho, de 320,8 mil unidades, caiu 7,8% em relação a maio, quando a produção atingiu o maior nível já registrado pelo setor. Ainda assim, é 15,5% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado.
Os dados foram divulgados dia 4 pela Anfavea (associação das montadoras).
A alta no semestre reflete o crescimento de 4,8% nas vendas nos seis primeiros do ano. Uma boa safra de lançamentos, com demanda acima da média, e a fraca base de comparação explicam o desempenho no período.
No ano passado, o setor sofria uma crise de crédito que afetou os negócios e acumulou estoques, obrigando o governo a anunciar a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em maio. Os números só voltaram a subir a partir de junho.
Na contramão da maior parte da indústria brasileira, as montadoras conseguiram melhorar o desempenho no comércio exterior, o que contribuiu para manter aquecida a atividade nas fábricas.
Pouco mais de 266 mil veículos produzidos no Brasil foram exportados até junho, número 18,1% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Em valores, o crescimento foi de 7,2%.
O desempenho no semestre é bem superior ao esperado para o ano. A Anfavea projeta alta de 3,5% a 4,5% tanto na produção como nas vendas.
Os próximos meses, contudo, devem mostrar uma desaceleração nos percentuais de crescimento, quando os volumes passarão a ser comparados com níveis mais elevados do setor após a adoção do IPI no ano passado.
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de julho de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark