Um levantamento feito por uma consultoria imobiliária constatou que o valor médio da diária do estacionamento em São Paulo subiu quase cinco vezes mais do que a inflação entre 2011 e 2012. O preço médio de uma diária na cidade custa mais de R$ 30. Transporte público ineficiente, ruas com pouquíssima infraestrutura, falta de vagas, excesso de carros, são fatores que contribuem para a alta no preço dos estacionamentos, como mostrou a reportagem da série Anda SP, do Bom Dia São Paulo desta quarta-feira (10).
De 2011 para 2012, a média do valor da diária pulou de R$ 27,13 para R$ 34,44 - alta de quase 27%. Para os mensalistas, os valores também aumentaram. Os números superam a inflação oficial registrada no mesmo período. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a "inflação oficial" do país, por ser usado como base para as metas do governo, fechou 2012 em 5,84%.
Para a vice-presidente da Consultoria Colliers, Sandra Ralston, a urbanização desestruturada que a capital paulista teve nos últimos cinco anos contribuiu para alta nos preços.
"Com mega empreendimentos imobiliários, muitos terrenos que eram voltados para espaços de estacionamento viraram empreendimentos comerciais, residenciais. E sem dúvida você teve um aumento da frota aí considerável nos últimos anos?.
Reportagem completa em http://g1.globo.com/sao-paulo/anda-sp/noticia/2013/07/diaria-de-estacionamento-em-sp-sobe-5-vezes-mais-que-inflacao.html
Fonte: programa Bom Dia São Paulo (TV Globo), 10 de julho de 2013

Categoria: Mercado