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Um cruzamento de dados da SPTrans mostra que o sistema de ônibus de São Paulo vem transportando cada vez mais passageiros por quilômetro percorrido - de 2007 até o ano passado, houve um aumento de 9,3% nesse índice, chamado IPK, explica a Folha.
É um dado importante porque, quando são levadas mais pessoas por quilômetro, melhora a produtividade do sistema, que pode arrecadar mais com cada veículo. Isso abre caminho para uma renegociação da tarifa, segundo especialistas do setor.
Se for considerado somente o IPK dos que pagam tarifa, a taxa de aumento é de 10,4% em cinco anos.
Outro indicador de produtividade, também medido pela SPTrans, é o aumento da velocidade média dos ônibus nos horários de pico. No sentido centro-bairro ela era de 14,52 km/h em 2007 e atingiu 15,62 km/h neste ano.
O diretor da NTU (associação nacional das empresas de transporte urbano) Marcos Bicalho afirma que melhorar a velocidade média é uma das formas de tornar o sistema mais eficiente e, com isso, pode reverter o ganho na tarifa.
Isso porque um ônibus que fica parado na rua custa quase o mesmo que aquele que estiver coletando passageiros ao longo das linhas.
O engenheiro Adriano Murgel Branco, ex-secretário dos Transportes de São Paulo, diz que os dados revelam ser possível melhorar a arrecadação e diluir os custos para cortar a tarifa de ônibus. "O IPK é o melhor indicador. Quanto mais alto, maior a receita. Fico surpreso, porque acreditava que o índice estivesse perto de 2", disse.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de julho de 2013

Categoria: Geral


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