Quarenta pessoas morreram nas estradas estaduais paulistas durante o feriado prolongado de 9 de Julho. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (10) pela Polícia Militar do Estado, que contabilizou as mortes registradas entre as 14h da última sexta-feira (5) e as 23h59 desta terça-feira (9). No feriado de Corpus Christi, usado como comparativo, foram 38 mortos, ressalta o UOL.
A maioria destes acidentes, 72%, aconteceu à noite. Das 40 mortes, 12 ocorreram após colisões frontais entre veículos, associadas, em grande parte, à ultrapassagem em locais não permitidos e ao excesso de velocidade. Estas 12 mortes, somadas aos casos em que houve atropelamento de pedestres, totalizam 52,5% das mortes em todo o feriado.
Também houve mais feridos no feriado de julho: 635 contra 480.
Já a quantidade de acidentes caiu quando é feita a mesma comparação: foram 1.056 no feriado de 9 de Julho e 1.062 no de Corpus Christi, o que representa redução de cerca de 1%.
De acordo com a PM, o feriado de Corpus Christi foi escolhido para comparação por ter características semelhantes com o de 9 de Julho, como extensão de dias. Este feriado da Revolução Constitucionalista, entretanto, previa mais pessoas nas estradas por, ainda de acordo com a PM, coincidir com o período de férias escolares.
O comparativo não foi feito em relação ao feriado de 9 de Julho do ano passado em função da diferença na quantidade de dias do feriado prolongado. Em 2012, a data caiu em uma segunda-feira.
Infrações
Foram registradas 17.172 autuações de trânsito no período. Destas, 1.806 foram por ultrapassagem em local proibido e 2.177 por falta do uso do cinto de segurança. Foram apreendidos 1.415 veículos, 504 carteiras de habilitação e 3.119 documentos de veículos em função de irregularidades. Ainda de acordo com a PM, 86 condutores foram presos em flagrante por estarem dirigindo alcoolizados.
Fonte: UOL, 10 de julho de 2013