Os milhares de motoristas que trafegam diariamente por São Caetano do Sul estão chegando aos seus destinos mais rapidamente. Uma série de ações integradas entre a prefeitura e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC deflagrou o efeito conhecido como "onda verde", quando os veículos conseguem ultrapassar vários cruzamentos sem encontrar algum sinal vermelho. Este é o resultado proporcionado por dois pacotes de sincronização semafórica executados na cidade a partir do segundo semestre deste ano, explica o DCI.
Neste plano regional foi ajustado o tempo de verde em 201 cruzamentos do Grande ABC, sendo 13 deles em São Caetano: seis no trecho de mão única da Avenida Goiás, seis na Rua Alegre e outro na Estrada das Lágrimas com a Avenida Guido Aliberti. Esta fase contemplou os corredores de interligação entre os municípios, onde houve melhora significativa no fluxo de veículos sem a necessidade de obras e intervenções de grandes impactos. Com a ação, a velocidade média para trafegar por toda a extensão da Rua Alegre subiu de 22 para 31 km por hora. Isso foi possível pela redução do tempo de espera nos cruzamentos semafóricos de 60 para apenas 25 segundos, queda de 58%. Já o tempo médio para ultrapassar o semáforo da Estrada das Lágrimas para chegar à vizinha São Bernardo do Campo caiu de 47 para 24 segundos, uma melhora de 48%.
Para atingir os índices foi implantado sistema de monitoramento de veículos, o que permitiu o completo mapeamento do fluxo nos cruzamentos.
Fonte: jornal DCI ? SP, 4 de dezembro de 2013

Mais garagens, mais trânsito (09/12/2013)

Tramita na Câmara Municipal de São Paulo, desde maio, um projeto de lei da Prefeitura que prevê a construção de dezenas de prédios de garagens na cidade, em parceria com a iniciativa privada. A justif (...)