O estacionamento rotativo em Resende (RJ) deve começar a funcionar a partir de 20 de dezembro nos bairros Campos Elíseos, Comercial, Centro e também na Avenida Coronel Mendes, no Manejo. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. A cobrança será através de parquímetros, que estarão instalados ao longo das vias. Cada hora custará R$ 1,80 para automóveis e R$ 0,90 para motos.
"Com o objetivo de dinamizar o trânsito e a utilização das vagas de estacionamento, a Prefeitura realizou a concessão deste serviço, o que certamente vai garantir mais rotatividade. Essa medida atende um pedido não só de comerciantes, como também dos motoristas, que têm dificuldade de encontrar vagas nessas áreas comerciais da cidade", disse o secretário de Comércio, Reynaldo Raeli, em nota enviada pela assessoria de comunicação da prefeitura.
O comunicado esclarece que, nesta primeira etapa do projeto "Rotativo Resende", serão demarcadas 760 vagas de um total de 1.546. Estarão à disposição dos motoristas aproximadamente cem parquímetros. Cada um ficará responsável pelo controle de quatro a dez vagas do estacionamento, e os equipamentos ficarão instalados próximo às respectivas vagas.
"O motorista deverá observar a numeração da vaga na calçada e seguir a seta indicativa para qual máquina deverá se encaminhar para efetuar o pagamento", explicou o gerente de projetos da empresa concessionária Tecnopark Soluções, Jorge Pereira.
Pagamento do Rotativo Resende
Cada minuto custará R$ 0,03 para automóveis e R$ 0,015 para motos. O pagamento poderá ser através de moedas ou bótom. Com as moedas, o motorista apenas as insere no parquímetro até atingir o tempo que deseja permanecer, além de acionar o número da vaga correspondente.
O bótom funciona como um cartão pré-pago. Ao escolher a vaga e acionar o bótom, será ativado o tempo máximo de duas horas. Se, por exemplo, forem utilizados 15 minutos, basta o motorista acionar novamente o bótom que o restante dos minutos volta para o aparelho. O motorista poderá adquirir o bótom por R$ 10 com os monitores de estacionamentos, ou no escritório da empresa. A recarga poderá ser feita no próprio parquímetro.
Fonte: G1, 8 de dezembro de 2013

Categoria: Mercado

Mais garagens, mais trânsito (09/12/2013)

Tramita na Câmara Municipal de São Paulo, desde maio, um projeto de lei da Prefeitura que prevê a construção de dezenas de prédios de garagens na cidade, em parceria com a iniciativa privada. A justif (...)