Parking News

O IPCA, índice oficial de inflação do país, interrompeu uma tendência de aceleração e subiu 0,54% em novembro, nível semelhante ao registrado no mês anterior (0,57%). O resultado, que veio após três meses de taxas mais elevadas, foi possível graças a uma alta mais branda dos preços dos alimentos, destaca a Folha.
Os dados foram divulgados pelo IBGE dia 6. As expectativas de mercado apontavam para uma inflação entre 0,5% e 0,70%.
As perspectivas de inflação maior à frente levaram o Banco Central a subir os juros básicos da economia para 10% no fim de novembro.
O índice do mês só não subiu mais porque o reajuste da gasolina veio no final de novembro e apenas incidirá sobre o IPCA de dezembro.
Pelos dados do IBGE, a inflação acumulada em 12 meses perdeu força e ficou em 5,77% - havia se situado em 5,84% em outubro, na menor taxa do ano até então e também abaixo do teto da meta do governo.
O IPCA caminha para fechar 2013 num patamar semelhante ao de 2012, quando o índice foi de 5,84%.
De janeiro a novembro, a taxa acumulada no ano ficou em 4,95%, segundo o IBGE.
A inflação desacelerou de outubro para novembro graças à menor pressão do grupo alimentação, cujos preços avançaram menos - 0,56%, contra alta de 1,03% em outubro.
Também tiveram variação menor os itens de artigo de residência (0,38% em novembro) e vestuário (0,85%). Já os transportes e habitação, os grupos de maior peso ao lado dos alimentos, aceleraram, com altas de 0,36% e 0,69%, respectivamente.
Ainda sem o aumento da gasolina na conta, o grupo transporte teve seu maior foco de pressão nas passagens aéreas, que subiram 5,62%. Em habitação, a maior contribuição ficou com o reajuste de 1,63% da energia elétrica.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de dezembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Mais garagens, mais trânsito (09/12/2013)

Tramita na Câmara Municipal de São Paulo, desde maio, um projeto de lei da Prefeitura que prevê a construção de dezenas de prédios de garagens na cidade, em parceria com a iniciativa privada. A justif (...)


Seja um associado Sindepark