Ao viajar pelas estradas brasileiras, ninguém escapa de pagar o pedágio. Muitos reclamam do valor, outros aceitam a cobrança, mas poucos sabem o que realmente determina o seu preço, afirma reportagem do InfoMoney. Segundo o superintendente de Exploração de Infraestrutura da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Mário Mondolfo, há uma série de estudos e levantamentos feitos antes da determinação do valor.
Ele lembra que, antes de tudo, é necessário considerar os serviços que a concessionária irá prestar para os usuários da rodovia, como disponibilizar guincho ou serviço de comunicação diretamente com a empresa. "Depois disso é que são considerados os gastos com manutenção da rodovia, com o pavimento, a sinalização ou a vegetação. Também há os investimentos com duplicação de pista ou construção de um novo trecho", diz.
Após isso, é feito um estudo sobre tráfego, quando é verificada a quantidade de veículos que passam pela rodovia. Segundo o superintendente, quanto maior o número de automóveis, menor será o valor do pedágio. "Os estudos sobre serviços e manutenção indicam as despesas, enquanto os veículos indicam a receita", explica.
Recentemente, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconheceu a legalidade da cobrança de pedágio por eixo, e excluiu a hipótese de que os eixos levantados não devem ser contabilizados. Para Mondolfo, a medida é necessária, pois há caminhões que levantam o eixo na hora de passar pelo pedágio, com o objetivo de pagar menos. "Mas isso irá sobrecarregar os outros eixos e o peso sobre a rodovia será o mesmo."
Fonte: InfoMoney, 18 de maio de 2009

Rodovia da Uva será duplicada (20/05/2009)

Nas próximas semanas, o Governo do Estado do Paraná e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) começarão a fazer a duplicação da Rodovia da Uva (PR-417), que liga as cidades de Curitiba e Colombo. (...)

EcoRodovias fica com Ayrton Senna (21/05/2009)