A condução inteligente do veículo pode reduzir as emissões de poluentes com reflexos importantes no bolso. Cem mil motoristas no Brasil já passaram por esse treinamento e gostaram da experiência. O compromisso com o meio ambiente começa na conscientização de funcionários de empresas em sala de aula. Eles aprendem que a forma como conduzem os veículos pode ajudar a diminuir as emissões de gás carbônico.
O treinamento é parte do programa de gerenciamento de frotas desenvolvido pela Ecofrotas, com sete mil clientes corporativos. Objetivo é diminuir os custos, o impacto no meio ambiente, e a manutenção dos veículos, para as empresas terem frotas mais sustentáveis. Até quem não trabalha diretamente com o transporte da empresa também vai para a sala de aula, mostra o programa Cidades e Soluções, da Globo News.
Se você também quiser ter um bom desempenho ao volante, reduzindo o desperdício e as despesas com a manutenção do veículo, confira as dicas:

- Feche as janelas quando o ar estiver ligado
- Evite deixar o pé descansando sobre a embreagem
- Mantenha os pneus sempre calibrados; pneus descalibrados podem gerar um consumo de até 5% a mais do que o normal.
- Não dirija em ponto morto, o que aumenta o gasto de combustível e sobrecarrega os freios
- Mantenha sempre o tanque cheio, o que aumenta a vida útil da bomba de combustível. Com o tanque na reserva, o consumo é maior
- Mantenha o motor regulado; desregulado, ele pode consumir até 60% a mais

Entre as cinco maiores empresas atendidas, que juntas emitiam 30 mil toneladas de gases poluentes, a redução de custos chegou a 13%. Com base nessas práticas, a Ecofrotas conseguiu reduzir em até 35% as próprias emissões de gás carbônico no último ano.
Fonte: Globo News (Rede Globo), 19 de abril de 2012