O Pará fechou o primeiro trimestre de 2012 com um recorde nas vendas de veículos. De janeiro a março de 2012, foram comercializados 34.887 veículos novos, entre carros, motos, ônibus, caminhões e comerciais leves, em todo o Pará. O resultado é 12,52% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, segundo balanço das vendas realizado pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Pará e Amapá (Sincodiv PA/AP).
O volume de vendas surpreendeu a categoria, que teve um mês de fevereiro em baixa. Para o presidente do Sincodiv, Leonardo Pontes, esse saldo foi impulsionado pelo maior número de dias úteis em março. Atualmente, o Pará é responsável por 41,94% dos veículos emplacados em toda a Região Norte, conforme o G1.
Emplacamentos
No primeiro trimestre de 2012, o maior índice de crescimento foi registrado no setor de motocicletas, com a venda de 21.846 unidades, um aumento de 24,91% em relação ao mesmo período de 2011. O maior índice de vendas foi registrado em março, quando foram vendidas 7.960 motos, um crescimento de 28,20% em relação a março de 2011. Os municípios de Belém, Marabá, Ananindeua e Santarém lideram os emplacamentos.
No setor de automóveis e comerciais leves, houve uma queda nas vendas do primeiro trimestre de 2012. De janeiro a março, já foram emplacadas 11.529 unidades, 724 a menos que em 2011. Comparando somente os primeiros meses deste ano, houve um crescimento das vendas em março, cerca de 20,23% em relação a fevereiro. Os municípios que mais têm emplacado carros e comerciais leves são Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Parauapebas e Altamira.
Fonte: portal G1, 23 de abril de 2012