A Prefeitura de Franca (400 km de São Paulo) vai triplicar a presença de radares móveis no trânsito. A Secretaria de Segurança do município mapeou 13 novos pontos de fiscalização que se somarão a outros sete existentes. Segundo o secretário-adjunto, José Paschoal Ribeiro, a medida foi adotada como forma de prevenção. "Há tendência de crescimento de acidentes e desrespeito ao limite de velocidade nessas vias", afirmou à Folha de S. Paulo.
A fiscalização é feita pela Polícia Militar com seis equipamentos - dois deles para fiscalização noturna -, que foram cedidos pela prefeitura. De acordo com Ribeiro, os pontos de fiscalização foram mapeados pelo governo, que avaliou a incidência de acidentes e excesso de velocidade.
"Em alguns pontos vemos um crescimento e em outros nem tanto, mas há abuso. Por isso, nossa intenção é educar o motorista", disse.
Em algumas vias como a avenida São Vicente a fiscalização ocorrerá em cinco pontos. Já na Severino Tostes Meirelles os radares serão colocados em quatro pontos.
A fiscalização por radares também ocorrerá nas avenidas Dom Pedro 2º, Emílio Paludeto, Chafic Facury, Wilson Sábio de Melo, Tancredo Neves, Orlando Dompieri, Adhemar Pereira de Barros, Miguel Sábio de Melo e Tristão Dalmeida, além das ruas Alfredo Tosi e Francisco Marques.
Fonte: Folha de S. Paulo, 18 de abril de 2012