Para tentar coibir a ação de flanelinhas que chegam a cobrar R$ 150 para estacionar na rua em dias de shows e grandes eventos em São Paulo, o vereador Marco Aurélio Cunha protocolou neste mês projeto de lei que prevê a criação de bolsões de Zona Azul perto desses locais. A proposta reacende a polêmica sobre como coibir a ação desses grupos na cidade. Atualmente, nem Polícia Militar nem Prefeitura desenvolvem qualquer operação específica para combater os flanelinhas, destaca O Estado.
O vereador afirma que a ideia foi de um morador da cidade. "Acho que é uma questão de cidadania. O Município tem obrigação de colocar regras onde não há regras", afirma o vereador. "Se aquele lugar for um espaço público que a Prefeitura preserva e cobra estacionamento, passa a ter dono e regra."
Pelo projeto, técnicos da Prefeitura mapeariam possíveis locais para estabelecer o estacionamento rotativo que começaria duas horas antes e terminaria duas horas depois de eventos como shows, espetáculos e jogos de futebol. "O mesmo sistema já é feito com as ciclofaixas de lazer, que funcionam aos domingos, e com as faixas de ônibus, em que os carros podem circular nos fins de semana", afirma Marco Aurélio. Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa ser votado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab.
O Estádio do Morumbi, na zona sul, é um dos principais cenários dos flanelinhas. Em dias de shows internacionais, eles marcam os espaços com pedras e paus e chegam a cobrar R$ 150 por vaga. O porta-voz da PM, major Marcel Soffner, afirma que policiais já costumam abordar flanelinhas em atitude suspeita nos grandes eventos. Mas, segundo ele, a conduta dos PMs deve ser pautada pela lei para não virar abuso de autoridade - apenas pedir dinheiro para olhar o carro não é crime, a menos que haja constrangimento ilegal.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 23 de abril de 2012