Parking News

Com a restrição à circulação de ônibus fretados em parte do centro expandido de São Paulo, até mesmo os city tours da Avenida Paulista estão ameaçados. Embora a portaria que regulamentou o serviço permita ônibus de turismo e transporte para eventos, congressos e centros culturais, na prática a Secretaria dos Transportes não está autorizando a entrada na Avenida Paulista e em outras 11 vias importantes da cidade, como Faria Lima e 23 de Maio. Quem insiste em burlar a regra corre o risco de ser multado e ter o veículo apreendido, destaca a Folha de S. Paulo.
A orientação é que os ônibus parem em vias próximas, o que obriga turistas e crianças a caminhar até os pontos turísticos. Empresas de turismo reclamam que o site da Prefeitura onde é feito o pedido de autorização especial não é adequado e que o processo é lento.
Há casos simbólicos. Na terça-feira, às 17h35, um ônibus com cerca de 30 crianças e jovens japoneses de equipes de base do time de futebol Tokyo Verdi foi apreendido em frente ao shopping Pátio Paulista. Eles tiveram de descer e ficaram andando no shopping enquanto o fiscal fazia a apreensão. No fim, foram "escoltados" pelo fiscal ao hotel - não puderam seguir o passeio - e o ônibus foi recolhido. A Prefeitura disse que o ônibus foi retido "por realizar percurso intermunicipal quando tinha autorização para transporte fretado municipal". Os atletas vinham de Guarulhos e visitariam pontos históricos do Centro. Segundo a pasta, o ônibus não tinha autorização.
Jorge Miguel dos Santos, diretor-executivo do Transfretur (sindicato das empresas de fretamento para turismo), disse que as restrições da Prefeitura estão inviabilizando o setor. Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris (empresa municipal de turismo), admitiu o problema, mas disse que isso será resolvido rapidamente. "No início sempre tem problema, mas os técnicos vão encontrar uma solução", afirmou.
Kassab afirmou que não deve fazer novas concessões como ocorreu na Avenida Luiz Carlos Berrini. O prefeito também defendeu a Secretaria dos Transportes, que admitiu ter divulgado dados errados que inflaram os ganhos da restrição dos fretados. "Foi um equívoco", disse.
Fonte: Folha de S. Paulo, 31 de julho de 2009

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

A frota que emperra o tráfego (02/08/2009)

Apesar da importância do transporte coletivo para a solução dos problemas do trânsito urbano, os ônibus da cidade do Rio tornaram-se os vilões das ruas, devido à manutenção precária de uma frota cada (...)

Falta transporte coletivo de madrugada (31/07/2009)

Vocês se lembram do sambista Adoniran Barbosa, aquele que ficou famoso quase 50 anos atrás com a música "Trem das Onze"? O último trem, depois dele não tinha mais como voltar para casa. Adoniran já mo (...)

Pedágio na Via Dutra está mais caro (30/07/2009)

O pedágio da rodovia Presidente Dutra, principal via de ligação terrestre entre São Paulo e o Rio de Janeiro, ficou mais caro no dia 1º de agosto, segundo resolução publicada no Diário Oficial. O UOL (...)

Vaga no Rio supera a de SP em 50% (29/07/2009)

Estacionar o carro nos diversos espaços espalhados pelo Rio de Janeiro pode ser até 50% mais caro do que em São Paulo. A diferença no preço dos postos de estacionamento entre as duas maiores