Veículos comerciais com mais de 15 anos de fabricação estão proibidos de circular desde o dia 1º de agosto em Calcutá, na Índia, como parte de um esforço para tentar reduzir o nível de poluição na cidade. Segundo o Ministério dos Transportes do país, a restrição afeta cerca de 3 mil ônibus e micro-ônibus, 6,5 mil táxis e até riquixás motorizados. A informação é da BBC Brasil.
A decisão de implementar a proibição veio depois da divulgação de um estudo feito pelo maior instituto indiano de pesquisa do câncer, em 2007, que mostrou que 70% dos habitantes de Calcutá sofrem de problemas respiratórios provocados pela poluição.
Calcutá é a terceira cidade mais populosa da Índia, com mais de 14,2 milhões de habitantes.
Segundo o correspondente da BBC na cidade, Rahul Tandon, a proibição conta com o apoio dos moradores, mas muitos estão preocupados sobre como irão para o trabalho.
Donos das operadoras de transporte público criticaram a decisão e dizem que estão dispostas a passar a usar combustíveis mais limpos ou a comprar novos veículos, mas precisariam de empréstimos facilitados.
Fonte: BBC Brasil, 1º de agosto de 2009

A frota que emperra o tráfego (02/08/2009)

Apesar da importância do transporte coletivo para a solução dos problemas do trânsito urbano, os ônibus da cidade do Rio tornaram-se os vilões das ruas, devido à manutenção precária de uma frota cada (...)

Falta transporte coletivo de madrugada (31/07/2009)