Com a restrição aos ônibus fretados, as linhas regulares da Baixada Santista dizem que já tiveram aumento na procura. Segundo o presidente da Expresso Luxo, Paulo Sérgio Bongiovanni, já foi verificada alta de 15% a 20% na demanda pelo serviço, que transporta 5.000 pessoas por dia. A tendência, diz, é de alta no início de agosto, quando vence a mensalidade dos usuários de fretados. A informação é da Folha de S. Paulo.
Empresas de transporte regular da Baixada Santista se reuniram com o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, para pedir a abertura de novas plataformas de embarque nos terminais Barra Funda (zona oeste) e Tietê (norte). Atualmente, elas só operam no terminal Jabaquara (zona sul). Um dos argumentos das empresas é que a medida, caso os passageiros dos fretados migrem para linhas regulares, poderia desafogar os bolsões por atender em pontos diferentes.
A ampliação das plataformas de embarque, afirma Bongiovanni, poderá contribuir para a redução da tarifa, que hoje custa aproximadamente R$ 17,00. Programas de fidelização e crédito também estão sendo considerados, diz ele. A Secretaria dos Transportes informou que as solicitações estão sendo analisadas. A Socicam, administradora dos terminais, disse que tem plataformas disponíveis para atender à demanda desde que a Artesp - agência que regula o setor - libere as novas linhas. A Artesp afirma que ainda não foi procurada.
Fonte: Folha de S. Paulo, 31 de julho de 2009

A frota que emperra o tráfego (02/08/2009)

Apesar da importância do transporte coletivo para a solução dos problemas do trânsito urbano, os ônibus da cidade do Rio tornaram-se os vilões das ruas, devido à manutenção precária de uma frota cada (...)

Falta transporte coletivo de madrugada (31/07/2009)