A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans, órgãos da Prefeitura de São Paulo, implantaram às 6 horas de ontem (21) 4,5 km de faixas exclusivas ao trânsito de ônibus em avenidas das zonas sul e norte da capital paulista. No Jabaquara (zona sul), a faixa foi implantada na avenida Engenheiro George Corbisier e tem 1,8 km, no trecho entre as avenidas Engenheiro Armando de Arruda Pereira e General Daltro Filho.
Na região da Parada Inglesa (zona norte), o corredor formado pelas avenidas Luiz Dumont Villares e Álvaro Machado Pedrosa tem 2,7 km de faixas entre a praça Orlando Silva e a avenida Tucuruvi, explica o UOL.
Nas três avenidas, as faixas foram implantadas na pista da direita, em ambos os sentidos. De segunda a sexta, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h, apenas os coletivos podem circular na faixa.
Segundo a CET, haverá um período de adaptação de duas semanas, quando agentes de trânsito irão orientar os motoristas a não utilizarem a faixa. A partir de 4 de novembro, o órgão começará a autuar os infratores. A multa para quem circular na faixa durante o período de restrição é de R$ 53,20 e três pontos da carteira (infração leve).
As avenidas receberam sinalização na pista em placas para alertar os motoristas. Em função das novas faixas, as regras de estacionamento foram alteradas. É proibido estacionar sobre a faixa durante os horários de funcionamento.
De acordo com a SPTrans, 20 linhas de ônibus, que transportam 208 mil passageiros, circulam diariamente pela avenida Engenheiro George Corbisier no sentido centro. Já no sentido bairro, são 15 linhas, com 170 mil passageiros no total. A frequência média é de 142 ônibus por hora circulando na avenida.
Já no corredor das avenidas Luiz Dumont Villares e Álvaro Machado Pedrosa circulam 10 linhas de ônibus sentido centro, com 51.875 passageiros no total, e 12 linhas sentido bairro, com 88 mil passageiros. As vias têm frequência média de 51 ônibus por hora nos horários de pico.
Com as novas faixas exclusivas, a cidade passa a contabilizar 236,4 km de faixas exclusivas implantadas neste ano, de acordo com a prefeitura.
Fonte: UOL, 20 de outubro de 2013

Categoria: Cidade

Vendas de motos crescem em 4% (18/10/2013)

A venda de motocicletas registrou alta de 4% na primeira quinzena de outubro, com relação ao mesmo período de setembro. De acordo com o levantamento da Abraciclo, cerca de 59,6 mil motocicletas foram (...)