Só nos últimos cinco anos, estacionar o carro em São Paulo ficou 116,1% mais caro, de acordo com um levantamento da Agência AutoInforme, feito para elaborar a inflação do carro. Segundo o site InfoMoney, isso acontece pois comprar um carro está mais fácil. O aumento da renda, o crédito facilitado e as melhores condições de financiamento permitiram que muitos consumidores adquirissem seu primeiro automóvel. A enxurrada de veículos novos em São Paulo, porém, trouxe alguns problemas, entre eles esse forte encarecimento dos estacionamentos.
Serviços simples, preço alto
Para o responsável pelo levantamento dos preços de produtos e serviços considerados na Inflação do Carro, Cláudio De Simone, o aumento de preços acompanhou o aumento no número de vendas de veículos, no entanto, essa alta é abusiva, já que é um serviço simples e que não exige grandes investimentos.
Para abrir um estacionamento, usam-se muito os galpões de antigas fábricas ou mesmo espaços vazios nas áreas urbanas, com pouco ou nenhum investimento.
Superando a inflação oficial
Comparando a alta dos preços com a inflação oficial, a situação fica ainda mais clara, já que o preço para estacionar subiu quase quatro vezes mais do que a inflação nos cinco anos, de 29,7%, de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O levantamento da AutoInforme ainda mostrou que, em janeiro de 2007, as pessoas pagavam cerca de R$ 6 para estacionar o carro durante duas horas no período diurno em São Paulo. O último levantamento mostrou que esse valor subiu para R$ 14 em novembro de 2011.
Fonte: site InfoMoney, 15 de dezembro de 2011

Nota do SINDEPARK:

Esclarecemos que houve reajustes nos preços dos estacionamentos, mas não no percentual indicado na matéria, como pode ser comprovado por meio de pesquisas feitas regularmente. Acrescentamos ainda que esses aumentos variam de acordo com a localização e outros fatores e se devem, principalmente, ao boom imobiliário, uma vez que os estacionamentos são, na maioria dos casos, locatários dos espaços, cada vez mais raros nas cidades.

Categoria: Mercado

Preço do etanol sobe em 15 estados (16/12/2011)

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou dia 16 de dezembro o balanço sobre a variação de preços do litro do etanol hidratado por todo o Brasil. A semana fechou com (...)

CET aposenta semáforos ultrapassados (19/12/2011)