Criada para possibilitar uma travessia segura, a faixa de pedestres não é respeitada por grande parte dos motoristas em Goiânia. Além do risco de atropelamento, quem anda a pé pelas ruas da capital precisa ter paciência em locais onde não há sinal, pois os condutores dificilmente dão espaço, mostrou reportagem da TV Anhanguera. Este ano, três pessoas morreram atropeladas em faixas de pedestres. Dois desses acidentes ocorreram em dezembro e um no mês de fevereiro.
A Agência Municipal de Trânsito (AMT) garante que realiza um trabalho de conscientização dos motoristas.
Além do desrespeito por parte dos motoristas, as faixas de pedestres sofrem ainda com a falta de manutenção. Muitas delas estão apagadas, esburacadas ou sem rampa de acesso, o que complica a situação de cadeirantes.
Para evitar acidentes, confira abaixo dicas de segurança para pedestres e motoristas dadas pela diretora de educação para o trânsito da AMT, Lúcia Helena Ribeiro.
Dicas
- Ao parar na faixa, o motorista pode usar o pisca-alerta para avisar o veículo que vem atrás
- Pedestre deve sinalizar com a mão antes de iniciar a travessia na faixa
- Se o sinal abrir quando o pedestre estiver no meio da faixa, o motorista deve esperar
- Motocicletas não são permitidas na travessia da faixa
- As bicicletas são permitidas por serem veículo não motorizado
- Se o sinal estiver aberto e a rua sem nenhum carro, o pedestre deve apertar a botoeira mesmo assim, para se resguardar em caso de acidentes.
Fonte: TV Anhanguera (afiliada Rede Globo), 14 de dezembro de 2011

Preço do etanol sobe em 15 estados (16/12/2011)

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou dia 16 de dezembro o balanço sobre a variação de preços do litro do etanol hidratado por todo o Brasil. A semana fechou com (...)

CET aposenta semáforos ultrapassados (19/12/2011)