Parking News

O governo de São Paulo vai recriar o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). O novo órgão será composto por dois batalhões e vai reunir nessas unidades especializadas os policiais que atualmente participam do programa de trânsito, mas estão distribuídos pelos batalhões de patrulhamento das ruas da cidade. A previsão é que o governador Alberto Goldman assine o decreto que regulamenta a volta do órgão ainda em abril, noticiou O Estado de S. Paulo.
O novo CPTran ficará subordinado ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), da Polícia Militar. Seus homens terão como atribuição multar, fiscalizar e orientar o trânsito na Capital. Também vão cuidar da formação e treinamento de policiais que vão atuar no setor.
O CPTran foi extinto em 2002 sob a alegação de que era preciso usar os 2,7 mil policiais do comando de forma mais eficiente no combate à criminalidade comum. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) passou então a ser o único órgão responsável pela fiscalização do trânsito na cidade de São Paulo. Em 2007, Prefeitura e Estado anunciaram um convênio para que a PM voltasse a atuar na cidade, apesar de o efetivo ser reduzido.
Integrantes da Secretaria Municipal dos Transportes informaram que a volta do órgão terá como função principal intensificar a fiscalização de infrações que não podem ser detectadas pela CET. Os "marronzinhos", por exemplo, não têm competência legal para parar veículos e fiscalizar seu estado de conservação, assim como a documentação dos motoristas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de abril de 2010

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Estações de metrô elitizam entorno (15/04/2010)

Áreas próximas das linhas do metrô de São Paulo estão passando por um processo de elitização. Pesquisa mostra que esse tipo de transporte, apontado como um dos mais eficientes, provoca valorização no (...)

Tráfego de São Paulo faz vítimas (12/04/2010)

O trânsito de São Paulo é cada vez mais arriscado para quem anda a pé. Um levantamento da CET mostra que, no ano passado, 671 pessoas morreram atropeladas na Capital. São quase duas mortes por dia, se (...)

Farol urno reduz risco de acidentes (18/04/2010)

Para serem percebidos com mais facilidade por pedestres e outros veículos na cidade, motos e ônibus são obrigados a transitar com a luz baixa acesa, até mesmo durante o dia. Os carros, segundo a lei, (...)

Não há mais onde estacionar (18/04/2010)

Não há mais local para estacionar no Recife. Sem estímulo à construção de edifícios-garagem e com poucos estacionamentos rotativos estruturados, além de caros, a cidade não possui mais espaço para aco (...)


Seja um associado Sindepark