Parking News

Jorge Hori *

A pesquisa realizada para o Sindepark pela empresa de consultoria Hora H, em novembro de 2009, com pessoas que estacionam os seus carros em vias públicas, próximas a estacionamentos privados, mostra as principais razões pela opção de estacionar nas ruas.
O não usuário, da mesma forma que o usuário, procura uma vaga o mais perto do destino, com facilidade de acesso. A diferença está em que, achando uma vaga na via pública, prefere esta, em vez de pagar o estacionamento. Em nenhum caso porque teria encontrado estacionamentos privados lotados.
Ou seja, teve a opção e preferiu a via pública.
Apenas 16% estacionaram no local pela primeira vez. Os demais já conhecem a área, são "habituées", sendo que 16% estacionam há mais de cinco anos. Considerando os que o fazem entre um e cinco anos, a soma chega à metade.
A maior parte permanece pouco tempo, o que caracteriza a razão do destino e estacionamento para reuniões ou resolução de assuntos pessoais (bancos, cartórios, consultas etc.). Apenas 25% trabalham na área, estacionando cinco a mais vezes por semana (cerca de 20%).
A eventual migração desses não usuários para os estacionamentos pagos não depende deles, mas da regulação por parte do Poder Público, ao reduzir as vagas gratuitas e ampliando as vagas em Zonas Azuis.
O não usuário tem um comportamento similar ao usuário. Não está disposto a andar muito do local de parada do seu carro até o seu destino.
Pela sua habitualidade, sabe onde procurar a vaga. Caso não a encontre, gratuita ou em Zona Azul, provavelmente irá para um estacionamento pago. Apenas uma pequena parcela continuará procurando uma vaga gratuita, ainda que depois tenha de andar mais para não pagar o estacionamento.
O único diferencial que o estacionamento pago pode oferecer aos não usuários, principalmente os de Zona Azul, é o valor fracionado, já que 40% permanecem por menos de 30 minutos.


* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica do Sindepark. Com mais de 40 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

PM vai recriar o Comando de Trânsito (15/04/2010)

O governo de São Paulo vai recriar o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). O novo órgão será composto por dois batalhões e vai reunir nessas unidades especializadas os policiais que atualmente (...)

Estações de metrô elitizam entorno (15/04/2010)

Áreas próximas das linhas do metrô de São Paulo estão passando por um processo de elitização. Pesquisa mostra que esse tipo de transporte, apontado como um dos mais eficientes, provoca valorização no (...)

Tráfego de São Paulo faz vítimas (12/04/2010)

O trânsito de São Paulo é cada vez mais arriscado para quem anda a pé. Um levantamento da CET mostra que, no ano passado, 671 pessoas morreram atropeladas na Capital. São quase duas mortes por dia, se (...)

Farol urno reduz risco de acidentes (18/04/2010)

Para serem percebidos com mais facilidade por pedestres e outros veículos na cidade, motos e ônibus são obrigados a transitar com a luz baixa acesa, até mesmo durante o dia. Os carros, segundo a lei, (...)

Não há mais onde estacionar (18/04/2010)

Não há mais local para estacionar no Recife. Sem estímulo à construção de edifícios-garagem e com poucos estacionamentos rotativos estruturados, além de caros, a cidade não possui mais espaço para aco (...)


Seja um associado Sindepark