Parking News

O carro híbrido é uma alternativa para a redução de emissão de poluentes na atmosfera. Ele funciona com um motor a combustão e outro elétrico, que é alimentado com a força da frenagem do carro. Quer dizer: a energia empregada na frenagem é armazenada e alimenta esse motor elétrico. O resultado é uma grande redução de consumo. Mas quando esse sistema vai chegar ao Brasil? Já chegou, ressalta reportagem do site Webmotors, e não pelas mãos da Toyota ou da Honda, as duas montadoras que mais produziram carros híbridos até hoje.
Quem trouxe o primeiro carro híbrido ao Brasil foi a Mercedes-Benz, que prepara o seu lançamento para as próximas semanas: é o S400, um luxuoso sedã grande (5,08m) que será vendido a partir de maio por US$ 253,5 mil, cerca de R$ 450 mil, conforme a tabela de preço divulgada pela montadora.
A Mercedes apresentou há três anos a nova geração da Classe S, que tem no S400 híbrido seu modelo ecológico, o primeiro da marca com tecnologia híbrida.
Segundo a Mercedes, o S400 híbrido pode fazer 34,5 km/litro de gasolina. O carro tem a combinação do motor V6 3.0 de 299cv com injeção direta com um motor elétrico de 60cv. Só com a força do motor elétrico, o S400 híbrido consegue percorrer 32,2 km usando baterias de lítio a uma velocidade máxima de 109 km/h. Com o motor a combustão atinge 250 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 7,2 s.
O sistema híbrido é bem simples. O motor elétrico auxilia o trabalho do V6, principalmente em trechos urbanos, evitando que o motor a gasolina seja exigido nas situações de tráfego intenso, quando o gasto de combustível é maior. Diferentemente de outros sistemas, o do S400 funciona em tempo integral, sendo mais requisitado em baixas velocidades.
Com o uso do sistema híbrido, o S400 promete um consumo de 9,2 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, um ótimo consumo, levando em conta seu tamanho e peso: o S400 tem quase duas toneladas.
A Toyota já vendeu mais de um milhão de unidades do Prius, o híbrido mais vendido do mundo. A Honda colocou a tecnologia no Civic e, em breve vai equipar também o Fitcom motor elétrico.
A GM promete para 2011 o lançamento do híbrido mais econômico, o Volt, e já desenvolve outros modelos. A Ford colocou o sistema híbrido no Fusion.
Fonte: site Webmotors, 14 de abril de 2010

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

PM vai recriar o Comando de Trânsito (15/04/2010)

O governo de São Paulo vai recriar o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). O novo órgão será composto por dois batalhões e vai reunir nessas unidades especializadas os policiais que atualmente (...)

Estações de metrô elitizam entorno (15/04/2010)

Áreas próximas das linhas do metrô de São Paulo estão passando por um processo de elitização. Pesquisa mostra que esse tipo de transporte, apontado como um dos mais eficientes, provoca valorização no (...)

Tráfego de São Paulo faz vítimas (12/04/2010)

O trânsito de São Paulo é cada vez mais arriscado para quem anda a pé. Um levantamento da CET mostra que, no ano passado, 671 pessoas morreram atropeladas na Capital. São quase duas mortes por dia, se (...)

Farol urno reduz risco de acidentes (18/04/2010)

Para serem percebidos com mais facilidade por pedestres e outros veículos na cidade, motos e ônibus são obrigados a transitar com a luz baixa acesa, até mesmo durante o dia. Os carros, segundo a lei, (...)

Não há mais onde estacionar (18/04/2010)

Não há mais local para estacionar no Recife. Sem estímulo à construção de edifícios-garagem e com poucos estacionamentos rotativos estruturados, além de caros, a cidade não possui mais espaço para aco (...)


Seja um associado Sindepark